x

FÓRUM CONTÁBEIS

AUDITORIA E PERÍCIA

respostas 3

acessos 3.820

imposto honorários periciais

Gabriel Monteiro

Gabriel Monteiro

Iniciante DIVISÃO 2 , Médico(a)
há 5 anos Quinta-Feira | 5 novembro 2020 | 17:15

Boa tarde, 
Recebi honorários periciais de processos em que não foi gratuidade de justiça e sim custeado pelas partes. Dessa forma, a empresa que custeou os processos fez o depósito em conta judicial e assim que houve a expedição do alvará judicial, o valor foi transferido para minha conta bancária. 
Não houve retenção de imposto em nenhum momento. Minha dúvida é como faço para pagar esse imposto? Penso que é via carnê leão, porém quando coloquei que o pagamento foi realizado por pessoa jurídica ( codigo 2000 no carne leão), não aparece nada no demonstrativo de apuração e não tenho a opção de gerar DARF paga pagamento do imposto.
Poderia colocar pagamento feito por pessoa física e não colocar nenhum CPF e descrever que é pagamento de honorário pericial?
São pagamentos feitos por empresas, seguradoras, etc. em que não possuo nenhum vínculo empregatício, apenas sou auxiliar da justiça, prestando serviço para o Tribunal de Justiça, mas ao mesmo tempo não é o Tribunal que está me pagando tais honorários.
Desde já muito obrigado pelas respostas.

Leandro Baltazar

Leandro Baltazar

Bronze DIVISÃO 5 , Perito(a)
há 5 anos Sábado | 19 dezembro 2020 | 15:33

Boa tarde, Dr. Gabriel. 

Sou perito contábil e também recebo pagamentos referente a honorários periciais, ao elaborar a petição solicitando a liberação do alvará costumo calcular e informar o valor do imposto que será retido e nesse caso o próprio tribunal faz a retenção liberando somente o valor líquido dos honorários. Fica a dica para os próximos recebimentos de alvará.

Para o seu caso específico, seria válido tentar solicitar ao pessoal do tribunal que emitissem um DARF para retenção de IR e você realizaria o pagamento. 


Leandro Baltazar
Perito-contador

Site: precisaocp.com / whatsapp (21) 98584-8343
Isabelle da Conceição

Isabelle da Conceição

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 5 anos Terça-Feira | 9 março 2021 | 14:47

Boa tarde!

Preciso fazer uma Declaração de Imposto de Renda de 2019 de um perito pela primeira vez. Como não estou habituada, não sei por onde começar. Realmente é tudo novo para mim, que normalmente só lida com Informes de pagamento.

Este perito não recolheu carnê-leão em 2019 dos valores recebidos em alvará.

Como devo proceder?
È preciso os alvarás para fazer os lançamentos na declarações?
Quais valores devo declarar ?
Os valores recebidos no alvará devem ser lançados como na declaração?
Como irei saber se os valores foram recebidos de PJ ou PF?

Visitante não registrado

há 4 anos Quinta-Feira | 18 novembro 2021 | 20:02

Sao elaborar a petição solicitando a liberação do alvará costumo calcular e informar o valor do imposto que será retido e nesse caso o próprio tribunal faz videos de tiktok sin marca de agua È preciso os alÈ preciso os alvarás para fazer os lançamentosvarás para fazer os lançamentosa retenção liberando somente 

Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies