x

FÓRUM CONTÁBEIS

AUDITORIA E PERÍCIA

respostas 57

acessos 12.001

Grupo de estudos Exame QTG-CNAI 2021

FELIPE

Felipe

Iniciante DIVISÃO 3, Auditor(a)
há 2 anos Quinta-Feira | 20 maio 2021 | 12:04

Pessoal, bom dia

Quanto a questão de Eventos Subsequentes, creio que teve dois pesos e duas medidas na atribuição de notas, por exemplo, confrontei a minha resposta com a de uma colega e está muito parecido os textos, porém a diferença de nota é gritante, e por 3 pontos precisarei abrir recurso. No entanto, não estou conseguindo abrir recurso pelo portal do candidato e o edital não é muito claro sobre o local de abertura de recursos, alguém conseguiu abrir o recurso para essa questão?

Obrigado

Thamires

Thamires

Iniciante DIVISÃO 3, Auditor(a)
há 2 anos Quinta-Feira | 20 maio 2021 | 12:24

Liguei pra lá e estará disponível amanhã a abertura de recursos. Eu não tenho experiência em redigir recursos. Poderiam me ajudar já que é sobre a mesma questão?

FELIPE

Felipe

Iniciante DIVISÃO 3, Auditor(a)
há 2 anos Quinta-Feira | 20 maio 2021 | 12:32

Thamires, obrigado pelo retorno. Vou tentar escrever um recurso aqui pois não tenho modelo também e posso compartilhar na sequência, porém, creio que devemos embasar todo o recurso fazendo referência do texto com a norma pertinente, nesse caso o CPC 24.
O que eu não entendo é porque a minha nota de "Referência técnica" foi inferior a de meus colegas, sendo que tanto eles como eu, fizemos apenas a referência nessa questão para o CPC 24/NBCTA560, outros colegas nem mencionaram a norma e tiveram nota mais alta que a minha nesse critério. Realmente fiquei perdido e sem entender nada.

Gabriela

Gabriela

Iniciante DIVISÃO 2, Assistente Auditor
há 2 anos Quinta-Feira | 20 maio 2021 | 13:14

Boa tarde pessoal, 

aconteceu o mesmo comigo, reprovei por causa de poucos pontos. Se alguém tiver modelo de recurso e puder compartilhar comigo, eu agradeço. Meu e-mail é @Oculto

MAURICIO FIORAVANTE GOMES

Mauricio Fioravante Gomes

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 2 anos Quinta-Feira | 20 maio 2021 | 15:33

Pessoal, também fui reprovado nas dissertativas. Reparei que os critérios usados para uma questão não foram aplicados na outra.
Alguém sabe como funciona o peso na nota desses critérios? São 5 pontos para cada ou possuem pontuação diferente?
6.5.4.5 A apresentação, a estrutura textual e o desenvolvimento do tema totalizarão a nota relativa ao domínio d
limitada a 25 (vinte e cinco) pontos em cada questão, considerando:
a) domínio técnico (aderência ao conhecimento específico);
b) estrutura de texto (introdução, desenvolvimento e conclusão);
c) redação (coerência e coesão, regras gramaticais e ortografia);
d) referência técnica (citação: norma, legislação e literatura);
e) vocabulário técnico (uso adequado de terminologia).

Frank Willian Souza

Frank Willian Souza

Bronze DIVISÃO 2, Agente Administrativo
há 2 anos Quinta-Feira | 20 maio 2021 | 17:16

Caros colegas eu sinceramente me senti prejudicado com a ultima, porém enfatizo que nesse momento devemos se unir tanto pra questão 26 como pra 27, foram 75 dias para correção o qual só os pontos não podem ser considerados como comentário ao meu ver, quem tem mais pratica em recurso peço  a gentileza de trocar ideias conosco no fórum e também por whatsapp. Quem quiser podemos trocar as respostas e assim elaborar um recurso mais coeso! 

Frank Willian Souza
Oculto

FELIPE

Felipe

Iniciante DIVISÃO 3, Auditor(a)
há 2 anos Quinta-Feira | 20 maio 2021 | 22:12

Mauricio, as notas atribuídas a cada tópico são:
a) domínio técnico: 7
b) estrutura de texto: 2
c) redação: 2
d) referência técnica: 7
e) vocabulário técnico: 7

Nas questões de vocês, as notas para os critérios de Referência técnica e vocabulário técnico também se repetiu? Achei estranho isso, pois nas minhas questões 26 e 27, repete-se a notas nesses tópicos em cada questão, porém entendo que cada critério deveria ser avaliado separadamente.

Frank Willian Souza

Frank Willian Souza

Bronze DIVISÃO 2, Agente Administrativo
há 2 anos Quinta-Feira | 20 maio 2021 | 23:16

Felipe Luiz Gembarowski  meu colega peço a gentileza que informar aonde conseguiu essa modelo de pontuação, pois entendo que terá que ser questionado ponto a ponto ! Caso queira discutir de forma mais ampla fizemos um grupo com alguns colega pra agregar na formulação de recursos ! 

Frank Souza 
Oculto

FELIPE

Felipe

Iniciante DIVISÃO 3, Auditor(a)
há 2 anos Quinta-Feira | 20 maio 2021 | 23:28

Frank, tenho uma colega que gabaritou a questão referente a asseguração, por isso consegui obter a distribuição desses pontos.

Frank Willian Souza

Frank Willian Souza

Bronze DIVISÃO 2, Agente Administrativo
há 2 anos Sexta-Feira | 21 maio 2021 | 00:06

Felipe Felipe Luiz Gembarowski  caro colega não sei se vc passou ou não mais se você puder somar no grupo com a gente sobre a formulação de recursos estamos nos apegando no fato de quanto mais conhecedores melhor ! Caso queira me chama no WhatsApp! Mais uma vez obrigado pela informação 

Eduardo Lopes Trindade

Eduardo Lopes Trindade

Iniciante DIVISÃO 2, Auditor(a)
há 2 anos Sexta-Feira | 21 maio 2021 | 00:26

Colegas

Meu problema também foi na questão dissertativa 27, minha nota foi ZERO, minha resposta entendo estar adequada conforme a norma que trata de trabalho de asseguração, comparei com a resposta de outros colegas e o embasamento foi o mesmo, parte da resposta da questão 27 na minha prova a questão 13 já respondia e eu acertei a minha questão 13.
Considero que esta questão nem foi corrigida e atribuída a nota.
Vou entrar com recurso, se os colegas tiverem modelo de recurso e fornecer agradeço desde já.

Meu watz é Oculto

Frank Willian Souza

Frank Willian Souza

Bronze DIVISÃO 2, Agente Administrativo
há 2 anos Sexta-Feira | 21 maio 2021 | 07:41

Eduardo Lopes Trindade  caro colega estamos com um grupo de WhatsApp para comparar as questões e conseguir melhores embasamentos para um recurso caso tenha interesse entrar em contato pelo  WhatsApp comigo !
42 9    91141313

Vinícius Pimenta de Lima

Vinícius Pimenta de Lima

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 2 anos Sexta-Feira | 21 maio 2021 | 09:39

Bom dia Pessoal,
Também fui reprovado nas questões dissertativa, e gostaria de também entrar com recurso.
Porém não tenho nem ideia por onde começar.
Se tiverem algum modelo de recurso e também puderem informar como entrar com recurso, ficaria muito grato.

Vinícius P. de Lima

Jorge Antonio Vaz

Jorge Antonio Vaz

Bronze DIVISÃO 4, Consultor(a)
há 2 anos Sexta-Feira | 21 maio 2021 | 11:45

Estou no mesmo barco que alguns amigos em relação à última questão dissertativa, que tem uma diferença gritante na correção. No meu caso, a última dissertativa da prova de perícia, que entendo correta, foi avaliada em 4/15. Eu precisaria de no mínimo 6, visto que na anterior fui avaliado em 12/15.

Obtive 26/30 nas objetivas, 12/15 na primeira dissertativa e 4/15 na segunda dissertativa. O problema é que realmente não sei o que interpor como recurso, além de "minha conclusão está correta, a diferença de pontuação está gritante e estou só com dois pontos a menos". Imagino que não é um bom argumento, infelizmente.

Tiago Deport Xavier

Tiago Deport Xavier

Iniciante DIVISÃO 3, Auditor(a)
há 2 anos Sexta-Feira | 21 maio 2021 | 14:57

Prezados Colegas;

Quando você abre o recurso,  a sistema apresenta o comentário do examinador, com os critérios de avaliação. 
Acredito que foram muito criteriosos na revisão das dissertativas, por causa do alto índice de aprovação nas questões objetivas.
Soube por alguns outros colegas que houveram pessoas gabaritando essa prova. O que ocasionou um certo desconforto por parte do CFC. 

Michele

Michele

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 2 anos Sábado | 22 maio 2021 | 15:36

Boa tarde,

Assim como muitos, passei na objetiva, porém, na dissertativa deram uma nota muito baixa na última questão (asseguração razoável e limitada) e por falta de 10% eu fui reprovada... Estou muito chateada. Se alguém abrir recurso nessa questão e puder compartilhar, segue meu e-mail de contato: @Oculto

Eduardo Lopes Trindade

Eduardo Lopes Trindade

Iniciante DIVISÃO 2, Auditor(a)
há 2 anos Quinta-Feira | 27 maio 2021 | 15:15

Foi percebível que nas questões dissertativas do EQT, principalmente na questão 27 de cada prova independente de ter sido a questão de covid ou asseguração, que a intenção do CFC e da Banca foi reprovar, temos colegas que reprovaram por 1, 2, 3 pontos com comentários totalmente contraditórios e sem critério na pontuação de cada quesito na 27, respostas embasadas nas normas foi cortado pontos pq era conforme a norma, e o contrário também, é notório que na 27 independente da ordem da questão ser a de covid ou de asseguração  o critério foi reprovar, pois todos foram bem na questão 26 independente da ordem da questão e na 27 foi cortado pontos ou zerados para não atingir a pontuação de 60 pontos.

John Lincon

John Lincon

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 2 anos Segunda-Feira | 7 junho 2021 | 10:40

Olá.

É exatamente isso que o amigo Adriano Rodrigues citou.
Não existe um base concreta de correção.
E as questões, ao meu ver, não apresentam um próposito, não existe um objetivo, sempre entendo que o examinador quer que eu crie algo em cima de um questionamento fraco que ele colocou, isso nas discursivas.

As objetivas, no geral, cobram uma decoreba dos pronunciamentos. 

Bom, eu obtive êxito no EQT - Perito, porém não obtive no QTG, segundo o avaliador em um das disursivas eu ''cópie a norma técnica e fiz algumas mudanças pontuais'' fiz o meu recurso e vamos ver no que vai dar, a questão é que eu estudo há bastante tempo pra concurso e tenho um bom conhecimento, assim como muitos estudantes. A prova precisa melhorar, a avaliação da discursiva também, deveriam ter uma prova muito bem estruturada, ter um padrão de correção assim como bancas de concursos fazem.

Volto aqui depois com o resultado do meu recurso.

FELIPE

Felipe

Iniciante DIVISÃO 3, Auditor(a)
há 2 anos Segunda-Feira | 7 junho 2021 | 11:41

John,

Realmente estamos em uma situação complicada, não é divulgado um padrão de correção para as discursivas o que nos limita em entender qual a resposta exata que eles gostariam de ter, bem como o comentário dos revisores não ajuda em nada, pois são comentários padrões pelo que vi com alguns colegas.

Quanto a má redação das questões, concordo, principalmente a questão de eventos subsequentes, está foi muito mal redigida deixando em aberto inicialmente qual o "objetivo", podendo haver várias interpretações, no comentário da minha correção o revisor colocou os objetivos presentes na NBC TA 560, que seriam os objetivos do auditor ao examinar eventos subsequentes, me desculpe, mas lendo e relendo a questão não consigo entender que era isso que eles solicitavam no item (a). Ainda, quanto ao item (d) de possíveis impactos da Covid, não consigo entender o que eles queriam de resposta, o revisor não colocou nenhuma menção ao tema e não existe nenhuma norma emitida pelo CFC que trate de tal questão, visto que o Edital é claro que será cobrado nas questões Normas brasileiras de contabilidade, técnicas e profissionais editadas pelo CFC e legislação societária, ou seja, por não haver uma emissão do CFC sobre tal tema de impactos entendo que esse sai do contexto do Edital e não poderia ser cobrado. E assim, ficamos a mercê do revisor, visto não haver um padrão de correção.

Suellen Perez Westin

Suellen Perez Westin

Bronze DIVISÃO 4, Auditor(a)
há 2 anos Segunda-Feira | 14 junho 2021 | 13:46

Boa tarde!
Colegas, entrei com recurso em uma questão dissertativa, e foi deferido.
Olhei hoje o portal, e de  status "reprovado" passei a ter um "aprovado".
Acredito que foi liberado no portal entre sexta e hoje, pois último dia que olhei foi na quinta e não tinha nada...

Caso tenham interesse no formato em que elaborei o recurso, podem entrar em contato através do email @Oculto que disponibilizo, sem problema nenhum.

Agora é aguardar a liberação da nova lista.. enfim, não sei ao certo como procederá daqui pra frente, mas ainda não está disponível o meu certificado... imagino que deve levar um tempo para processar, já que eu passei pela peça do recurso.

Sds

Taís Gomes

Taís Gomes

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 2 anos Quinta-Feira | 15 julho 2021 | 16:27

Se alguém puder me ajudar disponibilizando resposta da questão abaixo: 
51.Você, como auditor independente, foi contratado em abril de 20X1 para auditar asdemonstrações contábeis da Cia. CBA de 31/12/X1. Essa é a primeira vez que essaCia. contrata um auditor para examinar as suas demonstrações contábeis e os seusestoques são relevantes. Você assistiu ao inventário final realizado em data próximaao encerramento do exercício de 20X1 e conseguiu concluir, de forma satisfatória,sobre os estoques finais e sobre todos os demais saldos do balanço final.Como você só foi contratado em abril de 20X1, não assistiu às contagens dosinventários que foram realizadas antes de sua contratação, mas você analisouos demais saldos do balanço de 31/12/X0 e não identificou nenhum problema,pergunta-se: (a) Você pode emitir um relatório sem modificações (limpo) sobre asdemonstrações contábeis de 20X1? (b) Por quê? (c) Se você entender que não podeemitir um relatório sem modificações, qual o tipo de opinião que você emitiria? (d)Qualquer que seja a sua decisão, redija o parágrafo da opinião e, se for o caso, oparágrafo da base da opinião.

Página 2 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.