x

FÓRUM CONTÁBEIS

AUDITORIA E PERÍCIA

respostas 1

acessos 126

Transferências bancárias

Davidson Botelho da Silva Alvarenga

Davidson Botelho da Silva Alvarenga

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 2 anos Segunda-Feira | 19 julho 2021 | 16:48

Olá,

Uma empresa cliente através de seu advogado solicitou à nossa contabilidade uma verificação no movimento financeiro registrado em livro diário em um período em que constatou-se a ocorrência de diversas transferências bancárias duvidosas da conta da PJ para a conta pessoal do antigo administrador. Este por sua vez alegou, em época anterior à solicitação do advogado, que realizava estes procedimentos para em seguida quitar as despesas e dívidas da empresa, e ainda demonstrou seus extratos bancários com intuito de provar inocência e que suas alegações estão cobertas. 
 Na contabilidade não há registros e nem comprovantes que corroboram para confirmar que os valores transferidos foram realmente para quitar débitos da PJ. Pelos extratos bancários da PJ, em históricos, não há pagamentos diretamente aos fornecedores e credores, mas diversos à conta pessoal do ex-administrador. Como poderíamos comprovar ou verificar que a empresa quem realmente pagou diretamente aos credores e não o administrador?

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 2 anos Terça-Feira | 20 julho 2021 | 18:45

Se os recursos foram transferidos ao administrador e não aos titulares das despesas, somente ele poderá comprovar que tal numerário teve a destinação que informa.
Para tanto, deverá apresentar os respectivos comprovantes de pagamentos e identificá-los no extrato bancário, da conta para onde foram transferidos os recursos.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.