x

FÓRUM CONTÁBEIS

AUDITORIA E PERÍCIA

respostas 9

acessos 1.649

Jorge

Jorge

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 2 anos Quarta-Feira | 29 setembro 2021 | 07:57

Bom dia  estimados colegas, gostaria de tirar uma dúvida com relação a profissão de perito contábil.
Para atuar nessa área é necessário ter cadastro no CNPC ? ou seja, tem que ser aprovado no exame de qualificação técnica ?
Há alguém aqui que atue exclusivamente como Perito contador ?
Desde já obrigado.

Danilo Poleza Kolczycki

Danilo Poleza Kolczycki

Prata DIVISÃO 3, Perito(a)
há 2 anos Quarta-Feira | 29 setembro 2021 | 17:08

Olá, Jorge!
Eu trabalho exclusivamente como perito contador e sou cadastrado no CNPC.
Existe muita discussão sobre o tema. Recentemente, houve decisão do TJPR que o CNPC é desejável para nomeação de peritos mas não obrigatório. Ou seja, agrega para a nomeação judicial. Há tribunais que estão exigindo o cadastro. Acredito que nos próximos meses teremos a fixação sobre o entendimento da obrigatoriedade, ou não, do cadastro.

Eu particularmente prefiro fazer parte do CNPC. Realmente vejo como algo positivo aos contadores.  Já trabalhei como perito nomeado, mas hoje prefiro trabalhar como perito assistente. Mesmo assim, entendo que o cadastro qualifica os peritos contadores e me ajuda a me vender quando converso com um cliente. Hoje o CNPC acaba sendo uma qualificação adicional no meu currículo e sempre menciono quando vou fechar alguma parceria com algum escritório de advocacia. Inclusive realizar 40 horas anuais de curso me ajudam a me manter atualizado.

Se tiver dúvidas adicionais sobre como funciona o trabalho de perícia, as áreas, etc, pode entrar em contato comigo!

Danilo Poleza Kolczycki
Perito Contador
Professor de Perícia Contábil
Instagram: @danilokolczycki
Youtube: Carreira em Cálculo
Jorge

Jorge

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 2 anos Quinta-Feira | 30 setembro 2021 | 09:17

Bom dia Danilo e obrigado pela resposta.
Tenho interesse em ingressar na área de perito, porém estou começando a ver sobre o assunto e inevitavelmente me surgem varias dúvidas.
Por exemplo, qual a diferença entre um perito nomeado e um assistente ? quais as vantagens e desvantagens ?
É interessante fazer um curso focado em Pericia contábil, para abordar cálculos e detalhes da profissão ?
O perito só pode atuar na região onde abrange o CRC dele ?
Tem algum caminho para que possa receber mais trabalho como perito ?
Obrigado.

Danilo Poleza Kolczycki

Danilo Poleza Kolczycki

Prata DIVISÃO 3, Perito(a)
há 2 anos Sexta-Feira | 1 outubro 2021 | 07:58

Bom dia, Jorge!
Basicamente, o perito nomeado pelo juízo é o perito que vai ser imparcial, indicado pelo juiz. As partes podem indicar seus peritos para realizarem o trabalho pericial junto com o perito do juiz, e apresentar sua concordância ou discordância com o laudo pericial. Pense assim: O juiz não tem conhecimento técnico contábil para julgar uma demanda, então ele nomeia um contador para auxiliá-lo. O autor e o réu podem apresentar quesitos (basicamente perguntas sobre o trabalho para o perito), e podem apresentar peritos assistentes. O perito nomeado pelo juiz vai fazer as análises necessárias e responder aos quesitos em um laudo pericial. Os assistentes vão acompanhar o trabalho do perito nomeado e emitir um parecer técnico, onde vão defender o interesses de seus clientes (claro, respeitando as normas e baseando-se em documentos), e vão apresentar parecer técnico concordando ou discordando do perito nomeado (fundamentando o motivo da discordância).
Para você atuar como perito tem que dominar a área que for atuar, então fazer cursos é muito importante.
No nosso Instagram vamos postar na semana que vem algumas dicas sobre perícia e sobre as áreas dentro da perícia. Também teremos vídeos. Se o senhor quiser acompanhar, nosso objetivo é compartilhar conhecimento!

Danilo Poleza Kolczycki
Perito Contador
Professor de Perícia Contábil
Instagram: @danilokolczycki
Youtube: Carreira em Cálculo
Jorge

Jorge

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 2 anos Segunda-Feira | 4 outubro 2021 | 08:03

Bom dia, obrigado, será de muita ajuda.
Uma dúvida, com relação aos serviços, como o perito faz para ser nomeado, ou para ser nomeado como assistente ? Precisa de contatos ?
Como funciona ?
Obrigado

Danilo Poleza Kolczycki

Danilo Poleza Kolczycki

Prata DIVISÃO 3, Perito(a)
há 2 anos Segunda-Feira | 4 outubro 2021 | 10:20

Bom dia,
Basicamente, para ser nomeado, o perito tem que estar cadastrado nos tribunais que deseja. É importante que só se cadastre após  ter o conhecimento necessário para atuar, até para não se queimar.
Para ser assistente técnico você precisa prospectar clientes. Normalmente são os advogados que nos passam trabalhos.

Danilo Poleza Kolczycki
Perito Contador
Professor de Perícia Contábil
Instagram: @danilokolczycki
Youtube: Carreira em Cálculo
Jorge

Jorge

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 2 anos Segunda-Feira | 4 outubro 2021 | 11:05

Obrigado pelas informações, vou procurar me especializar na área nesse próximo ano para poder atuar como perito.
Suas informações foram de grande ajuda.

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 2 anos Terça-Feira | 5 outubro 2021 | 21:04

Boa noite.

Muito pertinentes os pronunciamentos do Danilo.

Eu só acrescentaria que é praticamente impossível começar a laborar na perícia sem que  se conte com o auxilio de um expert nos primeiros trabalhos.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
Adejar Rodrigues

Adejar Rodrigues

Bronze DIVISÃO 5, Perito(a)
há 2 anos Segunda-Feira | 29 novembro 2021 | 09:08

Bom Dia! Jorge
Se precisar de alguma ajuda! me contate por favor que tenho alguns minutos para te explicar no detalhes como está funcionando a profissão de Perito Contador do Juízo.
e-mail;@Oculto

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.