x

FÓRUM CONTÁBEIS

AUDITORIA E PERÍCIA

respostas 0

acessos 91

ASPECTOS DA PERICIA

Arleno Silveira

Iniciante DIVISÃO 5, Acabador(a)
há 1 semana Quinta-Feira | 4 agosto 2022 | 17:31

ADQUIRA CONOSCO ESTE TRABALHO — WHATSAPP (91)988309316

Empreendedores: o caso da Le Charme Porcelanas
Luís Augusto e sua sócia Conceição são empreendedores que abriram sua primeira loja de
porcelanas “Le Charme Porcelanas”, em março de 2022, na cidade de Teresina, Piauí. Luís Augusto
ficará responsável pela gestão da empresa, enquanto Conceição irá produzir de forma artesanal
todas as peças.
Eles pretendem ser reconhecidos pela qualidade e bom gosto dos seus produtos, são peças
únicas e exclusivas. Analisando o cenário atual, Luís Augusto percebeu que os consumidores estão
cada vez mais conectados, há muita concorrência, e a loja precisa presença no “mundo on-line”.
Por isso, ele resolver contratar você, como freelance para criar uma identidade visual para
a marca que irá postar nas redes sociais.
Agora é com você!
Considerando o contexto apresentado e com base nos conteúdos trabalhados ao longo de
nosso semestre, você foi contratado para o departamento de marketing da empresa, e sua missão
é associar a teoria à prática a partir da utilização de um painel semântico para criar uma
identidade visual para a marca “Le Charme Porcelanas”. Siga as etapas a seguir:
Conhecendo o cenário
Uma empresa deve acompanhar importantes forças macroambientais e significativos fatores
microambientais que afetam sua capacidade de obter lucros. Ela deve estabelecer um sistema de
inteligência de marketing para acompanhar tendências e mudanças relevantes, além de identificar
oportunidades e ameaças associadas a elas (KOTLER; KELLER, 2012).
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar você concorda com essas condições.
Ok
Impresso por Lets Go, E-mail golets540@gmail.com para uso pessoal e privado. Este material pode ser protegido por direitos
autorais e não pode ser reproduzido ou repassado para terceiros. 30/07/2022 16:47:30
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
Figura 1 - Análise SWOT
Fonte: adaptada de Kotler e Keller (2012).
Por isso, o primeiro passo é você elaborar uma análise SWOT do cenário atual da empresa
“Le Charme Porcelanas”. Aponte as 4 principais variáveis de cada quadrante.
[table]Análise SWOTFatores Positivos Fatores Negativos1. 1. Conhecer o público-alvo2. 2.Fatores Internos 3. 3.4. 4.1. 1.Fatores Externos 2. 2.3. 3.4. 4.[/table]Conhecendo o público-alvo
Na análise SWOT foi constatado que um fator negativo é a falta de conhecimento do público-alvo. Com
intuito de melhorar a comunicação e ofertar maior valor aos seus clientes, os gestores solicitam
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar você concorda com essas condições.
Ok
Impresso por Lets Go, E-mail golets540@gmail.com para uso pessoal e privado. Este material pode ser protegido por direitos
autorais e não pode ser reproduzido ou repassado para terceiros. 30/07/2022 16:47:30
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
realizar uma pesquisa mercadológica para conhecer melhor o consumidor desta empresa,
atendendo a demanda da análise ambiental. Neste contexto, responda:
a) Tratando-se de uma pesquisa de descrição do perfil do consumidor, qual será o tipo de pesquisa
que deverá ser adotada? (exploratória, descritiva ou causal) Justifique a resposta.
b) Apresente aqui, algumas perguntas essenciais que deverão ser incluídas nesta pesquisa de
perfil do consumidor, incluindo 5 perguntas de aspectos demográficos, e 5 perguntas de aspectos
psicográficos.
Definindo a comunicação
Para criar a identidade visual, você vai precisar definir o seu público-alvo, para que as decisões a
respeito da identidade visual, sejam mais assertivas, chamem realmente a atenção do seu público,
que ele se identifique com sua marca. Você já sabe que seu produto é sofisticado de boa
qualidade, peças únicas e exclusivas, isso também diz muito a respeito do preço. Agora com a
definição do público-alvo, defina que tipo de estratégia de comunicação nos meios digitais, você
irá trabalhar com seu público. O conteúdo da comunicação, a mensagem em si, deve conter um
apelo que atraia e conecte o público-alvo com a marca, o qual pode ser lógico e/ou emocional,
baseado nos atributos do produto/serviço ou em questões ligadas ao perfil do público, ou pode se
basear na fonte que transmite a mensagem (e.g. uma celebridade). Múltiplos apelos podem ser
combinados para tornar a mensagem mais atraente para o público-alvo.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar você concorda com essas condições.
Ok
Impresso por Lets Go, E-mail golets540@gmail.com para uso pessoal e privado. Este material pode ser protegido por direitos
autorais e não pode ser reproduzido ou repassado para terceiros. 30/07/2022 16:47:30
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
Figura 2 – Desenvolvimento de uma comunicação eficaz
Fonte: adaptada de Kotler e Keller (2012).
Agora que você já levantou todos os pontos importantes do cenário da empresa, utilize o painel
semântico que irá facilitar a construção da identidade visual “Le Charme Porcelanas”.
a) Crie uma conta na Trakto
Você pode começar com uma conta gratuita na Trakto. Tudo o que você precisa é usar um e-mail
ou acessar diretamente com sua conta do Google ou Facebook. Link: https://dashboard.trakto.io/
Segue o link de um tutorial de como fazer o painel semântico nessa ferramenta:
https://youtu.be/x6tbvb2-6bo
b) Utilizando o painel semântico qual a identidade da marca você irá desenvolver para marca
“Le Charme Porcelanas”?
c) Coleta
Que tipo de imagem, fotografia ou arte pode ser incorporada nas novas comunicações pela
empresa para transmitir ao consumidor uma identidade da marca? Crie ainda uma frase, uma logo
da marca para ser utilizado na comunicação.
d) Com as referências (imagens, texturas, palavras, frases, cores, etc.) que foram escolhidas, o
profissional conecta, junta para tornar visível o direcionamento criativo desejado. Pensando na
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar você concorda com essas condições.
Ok
Impresso por Lets Go, E-mail golets540@gmail.com para uso pessoal e privado. Este material pode ser protegido por direitos
autorais e não pode ser reproduzido ou repassado para terceiros. 30/07/2022 16:47:30
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
questão da identidade de marca no anúncio, como a empresa pode fazer para que uma ideia ou
ação não seja apenas momentânea, mas se mantenha aplicável ao longo do tempo, fortalecendo a
marca da empresa?
e) Apresentação – salve seu moodboard. Ao finalizar o seu painel semântico, clique no botão
“Baixar” e escolha o formato JPG. Agora basta clicar em download e a sua arte está pronta para
salvar em Word.

RECEBA CONTEÚDO EM SEU EMAIL cadastrar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.