x

FÓRUM CONTÁBEIS

AUDITORIA E PERÍCIA

respostas 116

acessos 74.538

Planilha Price X Planilha Gauss

Heider Costa

Heider Costa

Iniciante DIVISÃO 5 , Estagiário(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 21 setembro 2012 | 11:46

Grande Luis, você está me ajudando muito fera. muito obrigado.

No caso, se é 1,70% e a taxa de mercado permite 1,78%. não está abusiva estou certo?...

Então se eu fizer a 1 % em juros composto e simples, poderei apresentar na peça da revisional? nessa situação, é correto apresnetar esses calculos a juizo?

OBS: A formula correta de juros simples para prestação é essa?

PMT = C . [ ( 1 + i . n ) / n . [ 1 + ( i . ( n – 1 ) / 2 ) ] ]

Abraço, Heider Costa.

Luiz Cláudio Trevizam

Luiz Cláudio Trevizam

Iniciante DIVISÃO 5 , Economista
há 12 anos Sexta-Feira | 21 setembro 2012 | 13:53

Heider

Realmente a taxa se comporta dentro da média de mercado. Quando aos cálculos, quando você fala de juros compostos, monte uma Tabela PRICE, juros simples é pela Tabela GAUSS. Tem inclusive para download no fórum.

Luiz Cláudio Trevizam
Campinas - SP

Heider Costa

Heider Costa

há 12 anos Sexta-Feira | 21 setembro 2012 | 18:44

.. é estou bem complicado amigo.

Se a taxa está dentro do padrão do mercado. Ainda tenho como articular a minha revisional? apesar da taxa está a 1,70%, a lei estabelece 1%. ainda posso fazer os calculos baseado nisso?

Abraço.

Luiz Cláudio Trevizam

Luiz Cláudio Trevizam

há 12 anos Sexta-Feira | 21 setembro 2012 | 21:38

Heider

Sendo juro simples ou composto a taxa não muda. Quando se fala em juro simples a taxa é calculada multiplicando ela pelo prazo (1,7% vezes 12 meses = 20,4% ao ano). No juro composto se usa a exponenciação (1,7% elevado a 12 meses = 22,42%). Viu a diferença?
Contudo, esse juro simples que expliquei é diferente do juros simples usado pelo Método GAUSS (o cálculo é outro). Você precisa estuda-lo. Quanto a usar o 1% que determina a lei (código civil) pode usa-lo sim, e seja ele simples ou composto será inferior ao 1,7%.

Luiz Cláudio Trevizam
Campinas - SP

Heider Costa

Heider Costa

há 12 anos Sexta-Feira | 21 setembro 2012 | 21:57

Hum.. então Luís. como devo representar na reviosional? será melhor eu usar a taxa a 1% a juros simples e anexar somente ela a revisional?

vc confere, essa é a formula?

PM = C . [ ( 1 + i . n ) / n . [ 1 + ( i . ( n – 1 ) / 2 ) ] ]

Luiz Cláudio Trevizam

Luiz Cláudio Trevizam

há 12 anos Sábado | 22 setembro 2012 | 09:46

Heider

Você pode apresentar as duas, para efeito de comparação. Quanto à fórmula que você mostrou, O GAUSS é muito mais complexo do que isso. Tem material pronto no fórum para download.

Luiz

Heider Costa

Heider Costa

há 12 anos Sábado | 22 setembro 2012 | 10:01

Ok. então farei com a taxa atual a juros composto como esta e compararei com a taxa a 1% a juros simples. ok?!

É estou com a planilha já, porém ainda não sei usa-la.

Existe algum tutorial dela?

Os campos como: prazo, valor financiado, taxa de financiamento eu substitui..

Porém os campos de taxa de inflação, coeficiente do juros.. não sei o que boto.

os numeros estão aparecendo menos a prestação que também não especifiquei já que procuro encontra-la.

Abraço.

Graziela Maria Albrigo Cesario

Graziela Maria Albrigo Cesario

Iniciante DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 25 outubro 2012 | 19:39

Boa noite!
Gostaria que me ajudassem a resolver a seguinte situação
Um financiamento onde o valor financiado é de 22.100,00, em 60 parcelas, com a taxa de 1,75% a.m. Gostaria de saber o valor da prestação no método de juros de Gauss?!! Utilizei a fôrmula da tabela anexada do Sr. M. Messias Santos, e encontrei o valor da parcela de 440,57. Por favor gostaria que confirmassem se esta correto ese valor, e se nao, qual seria o valor certo?? Preciso entregar esse calculo amanhã. Desde ja agradeço! Boa noite.

Tita

Tita

Prata DIVISÃO 5 , Assistente Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 22 novembro 2012 | 10:57

oiLuiz Cláudio Trevizam td bem..pode me ajudar tb por favor

Um contrato de financiamento de uma moto em maio de 2012 a juros de 35,28% a.a ous seja 2,55%a.m . Aminha duvida é: para que eu possa recalcular para revisonal devo usar esse mesmo percentual na tabela price e guauss?? Observei que a taxa média de mercado no BC em maio de 2012 onde foi pago a primeira parcela era de 23,43% a.a., sendo 1,769%a.m..neste caso para que eu encontre a parcela correta devo calcular utilizando a taxa de 1,769% ou 2,55% que esta no contrato?

Se eu calcular com 2,55% a juros simples já diminui bem a parcela pois juros sobre juros já é abusivo, porém gostaria de saber se o correto é calcular com a taxa media de mercado? Ou seja
para eu encontrar o valor correto eu calculo 2,55% na tabela price que esta no contrato e depois utilizo 1,769% na tabela guauss ou 2,55% nas duas tabelas??

caso a correta seja a taxa media de mercado, coloquei aqui a do mes da primeira parcela paga, neste caso esta correto ou seria a taxa que o BC apresentava em abril quando foi assinado o contrato?
obrigada

"Quando você tem que fazer uma escolha e você não faz, isto já é uma escolha."
Luiz Cláudio Trevizam

Luiz Cláudio Trevizam

há 12 anos Quinta-Feira | 22 novembro 2012 | 11:24

Tita

Você deve apresentar os dois cálculos, ou seja, uma tabela com a evolução do financiamento utilizando taxa de juros cobrada pelo banco, e outra com a taxa média de mercado. Depois faça uma terceita tabela apresentando a diferença paga a mais pelo tomados do empréstimo. Lembre sempre de citar as fontes dos dados no final das tabelas.

Luiz Cláudio Trevizam

Tita

Tita

há 12 anos Quinta-Feira | 22 novembro 2012 | 13:13

Luiz Cláudio muito obrigada..

deixa ver se eu entendi...no caso eu faço a tabela price com o percentual do banco, depois a guauss com a taxa média de mercado..após apurar essa diferença entre as duas para eu calcular a parcela correta que devo pagar e só fazer a tabela guaus com o novo valor de financimento encontrada na tabela gauss e utilizar as parcelas restantes com a taxa média de mercado?? obrigada

Luiz Cláudio Trevizam

Luiz Cláudio Trevizam

há 12 anos Quinta-Feira | 22 novembro 2012 | 13:46

Tita

Desculpe. Na pressa eu a orientei mal. Faça duas PRICE (uma com a taxa do banco, outra com a taxa média de mercado). Faça também duas GAUSS (uma com a taxa do banco, outra com a taxa média). Feito isso faça as comparações entre a PRICE BANCO X PRICE TAXA MÉDIA, e GAUSS BANCO X GAUSS TAXA MÉDIA. Tudo isso para explicar a diferença entre as taxas. Finalmente faça uma comparação PRICE BANCO X GAUSS BANCO e PRICE TAXA MÉDIA X GAUSS TAXA MÉDIA. Que rolo menina. Vida de perito não é fácil.

Luiz

Tita

Tita

há 12 anos Sexta-Feira | 23 novembro 2012 | 08:34

Ufa!!!rsrs.. que rolo mesmo..rsrsr, mais agora entendi...muito obrigada Luiz..
Tita

izabel rubio

Izabel Rubio

Iniciante DIVISÃO 2 , Advogado(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 21 janeiro 2013 | 17:42

Boa tarde pessoal!

Preciso de um favor, se possível, não consegui fazer as alterações na tabela gauss e não consigo usá-la por conta disso. Alguém poderia postar a tabela com a alteração de 12 para E5.

Obrigada!

Karen Gisele Vaz de Lima

Karen Gisele Vaz de Lima

Iniciante DIVISÃO 1 , Advogado(a)
há 11 anos Sábado | 13 julho 2013 | 01:02

Boa noite, como consigo calcular um contrato de veículos que foi feito em 60 meses
parcelas 1 a 24 = 708,45 (VRG 247,42)

parcelas 25 a 60 = 1.296,08 (VRG 835,05)

taxa de juros 1,7% ao mês CET 1,77 ao mês

Se alguém puder me ajudar agradeço imensamente.

Patrícia Guerreiro Soares

Patrícia Guerreiro Soares

Iniciante DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 11 anos Domingo | 1 setembro 2013 | 21:33

Olá! Acabo de entrar no forum, estou adorando!

Obrigada Messias, planilha ótima!

Fiquei com uma dúvida no laudo sobre uma das possíveis irregularidades:
Cumulação indevida de correção monetária com comissão de permanência.

Alguém pode me explicar isso melhor?

Desde já agradeço,

Patrícia.

luiz djara soares leal

Luiz Djara Soares Leal

Iniciante DIVISÃO 1 , Economista
há 11 anos Segunda-Feira | 17 março 2014 | 10:50

Olá!!! Notei que a planilha com o método Gauss tem um campo de "taxa de inflação estimada"...e deixaram com o valor zero. Isso é normal?? Caso não seja, alguém sabe me dizer como posso obter a taxa de inflação estimada para o período 1992-2013 ?? Até 94 as taxas de inflação eram absurdas, e tenho uma planilha de ação revisional de financiamento de imóvel...então não sei como resolver esse problema. Alguém pode me ajudar?

RONDINELE ARAUJO CARVALHO

Rondinele Araujo Carvalho

Iniciante DIVISÃO 3 , Estagiário(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 15 outubro 2014 | 10:52

Olá meus colegas contadores!

Estou precisando de ajuda em um cálculo revisional de um contrato de financiamento de veículos. Dados:

Valor do Bem: 34.480,00
Entrada: 10.420,00
Parcela: 814,50
Prazo: 48 parcelas
Taxa: 1,39% a.m.
IOF: 461,90
Tarifa/Cesta de Serviços: 600,00
Despesas/Serviços Financiados: 1.020,00
Registro de Contrato: 248,28
Encargos Totais: 10.705,89
Valor Total da Cédula: 39.096,00
Primeiro Venc.: 05/09/2013
Último Venc.: 05/08/2013

Sabemos que temos que calcular pelo juros simples, minha dúvida qual será o valor financiado? Incluo o IOF? E quais taxas ou gastos ilegais, que não entram no financiamento?

Qual o método de cálculo do juros simples? Gauss, SAC e etc... Tem alguma decisão judicial dizendo qual método de calculo a utilizar?

Agradeço meus colegas.

Luiz Cláudio Trevizam

Luiz Cláudio Trevizam

há 10 anos Quarta-Feira | 15 outubro 2014 | 11:08

Rondinele

Considere o valor financiado (-) o valor da entrada (+) o IOF, desconsiderando, dessa forma, todos os demais valores cobrados. Verifique a taxa de juros. Se ele não estiver superior à média do mercado, mantenha-a. quanto ao sistema de amortização, o GAUSS, ainda que seja um ótima opção pois trabalha com juros simples ponderado, não tem sido aceito pela jurisprudência de modo geral. Assim, informe seu cliente que pode fazer o cálculo comparativo entre o PRICE, que foi o sistema contratado, e o GAUSS, mas que as chances de sucesso não são boas. No mais, mesmo recalculando pela PRICE, com todos os abatimentos (que superam os R$ 1.800,00), deve melhorar o valor da prestação e do saldo devedor.

JEFFERSON DE FREITAS BARBARA

Jefferson de Freitas Barbara

Iniciante DIVISÃO 3 , Não Informado
há 10 anos Sexta-Feira | 5 dezembro 2014 | 22:03

Senhores,
Saudações

Existe alguma possibilidade de enviar uma planilha fazendo comparação entre sistema SAC x sistema GAUSS?

Em linhas gerais, qual é o sistema mais vantajoso para um financiamento de imóvel, pelo prazo de 360 meses? O sistema GAUSS ou o sistema SAC?

O judiciário tem aceito o sistema GAUSS?

Valeu pessoal.

Página 3 de 4
1 2 3 4

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade