x

FÓRUM CONTÁBEIS

AUDITORIA E PERÍCIA

respostas 9

acessos 9.205

auditoria de condominios

Isabel Cristina

Isabel Cristina

Bronze DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 5 junho 2012 | 08:22

bom dia , gostaria que alguem me ajudasse, comecei aqui no escritorio a fazer a auditoria de um condominio, porem eu nunca fiz, levantei alguns topicos importantes, sobre auditoria de condominios, mais ainda fiquei com algumas duvidas, sobre quanto cobrar qual valor . Serão 49 meses para fazer auditoria. é um predio com 02 torres de 128 condominos. cada condominos paga R$ 135,00 de condominio, o condominio tem um faturamento +ou- de R$ 20.000,00 por mes. essa auditoria é de caracter punitivo (uma vez que já foi constatada, desvio de verba por parte do sindico anterior) . Como eu ainda não fiz nenhuma de Condominio, não sei qual honorario cobrar se é mensal. ou por hora.

se alguem souber e puder me ajudar ficarei imensamente, agradecida, obrigada , Isabel.

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 5 junho 2012 | 20:55

Isabel, boa noite.

De fato, a NBC P-IT-3 alerta que os honorários a serem cobrados exigem uma visão bem ampla do trabalho que irá realizar, levando-se em conta a sua complexidade, o custo do serviço a executar, o tipo de cliente (se habitual ou permanente), a qualificação técnica exigida, avaliação de risco do trabalho, a responsabilidade civil pelos serviços prestados e o mais importante , no meu ponto de vista: o número de horas para realização da atividade.

Ao conseguir fechar alguns meses, terá condições de achar uma média das horas gastas por mês de trabalho realizado e assim, encontrar parâmetro para a totalidade desses mêses para formação dos seus honorários. Obviamente deverá ter noção de quanto vale seu serviço/hora.

Os condomínios não possuem fins lucrativos, sendo que as arrecadações dos condôminos são para bancar as despesas do prédio e importante cientificar-se se tal auditoria foi aprovada em assembléia para que seus custos sejam eventualmente bancados pelos moradores. Do contrário, se possuem reserva para tal.

Cobrar por hora é complexo, onde a empreitada é mais justa e transpartente, já que terá como parâmetro a hora trabalhada, cfe sugerido acima.

Diante das exposições acima e finalmente, opinando sobre os honorários propriamente ditos, acredito que o viável seria cobrar 50% no ato da contratação dos serviços e restante quando concluir os trabalhos, lógico, levando-se em conta o tipo de proximidade que possui com seu cliente.

Isabel,não sei se lhe ajudei, mas de toda forma, desejo-lhe boa sorte na empreitada, onde seria interessante "treinar" os serviços em alguns meses para ter noção do custo/hora, para só depois passar a sua proposta, que se aceita, deverá ser acoberta por Contrato de Prestação de Serviços.

Boa sorte,
Hugo.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
Stephanie Ruebnstein

Stephanie Ruebnstein

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 20 dezembro 2012 | 11:40

Entrei para Auditoria tem 5 dias, estou perdida não sei por onde começar, estou fazendo auditoria de contas a receber de um condomínio, a finalidade da auditoria e descobrir o valor que foi desviado pelo sindico anterior, só que não sei por onde começar nunca fiz uma auditoria.

O livro de o Diegue recomendo não está mais a venda, alguém pode me ajudar por favor!

Steffany Santana

Steffany Santana

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 20 dezembro 2012 | 22:33

Stephanie Ruebnstein,

Se está tendo dificuldades em começar seu trabalho, o ideal é que trabalhe com assistência de profissional já gabaritado no assunto, já que os riscos do trabalho para o profissional é evidente.

Att

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 5 fevereiro 2013 | 11:38

Olá boa tarde!

Falando bem simplificadamente, a auditoria nada mais é do que conferir os lançamentos contábeis do período desejado.

Com isso a pessoa precisa conhecer quais são os documentos hábeis de receita e despesas da empresa, neste caso de condomínio, as receitas devem ser representadas por recibos mensais de cada condômino.

As despesas devem ser representadas por notas fiscais emitidos por pessoas jurídicas com atividade de comércio e indústria, notas fiscais de prestação de serviços ou recibos hábeis em se tratando de cartórios ou outro órgão que não emita estes documentos.

A conferência deve iniciar relacionando todos os condômines do período e conferindo os lançamentos de recebimentos pelo livro caixa ou conta corrente de bancos.

Na conta caixa e bancos todas as entradas de dinheiro devem ter seus comprovantes de receitas e o pagamento de despesas devem ter suas respectivas notas fiscais ou outro documento como citei acima.

Com isso, emitindo um razão das contas à receber e a pagar, faz-se a conferência ou conciliação destas contas, confrontando os lançamentos com os documentos.

Esta é uma pequena "pincelada" sobre o assunto.

Abraços

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.