Alisson Moreira Batista
Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)Quais as principais diferenças entre a auditoria e pericia contábil?
respostas 11
acessos 9.649
Alisson Moreira Batista
Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)Quais as principais diferenças entre a auditoria e pericia contábil?
Marcos Vinicius Araujo Moura Silva
Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)Prezado Alisson,
As duas principais diferenças são:
> Auditoria trabalha em cima de amostragem e tem fins societário e/ou gerencial;
> Pericia trabalha com 100% das possibilidades existentes e geralmente tem fins jurídicos.
At.
Marcos Vinicius.
Plácido Filho
Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)Alisson,
Outra característica que vemos é quanto à Continuidade onde a Auditoria tem caráter continuo, ou seja, deve ser executada periodicamente já a perícia não, após a execução ela é encerrada não tendo necessidade de ser executada em outro momento.
Sds,
Alisson Moreira Batista
Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)Obrigada
Anderson Alves de Oliveira
Iniciante DIVISÃO 3 , Auditor(a)Mais uma diferença entre Perícia e Auditoria:
Auditoria: exprime uma opinião do auditor;
Perícia: exprime a verdade real, não tendo espaço para opiniões por parte do perito.
Angelica Maurina
Prata DIVISÃO 1 , Assistente ContabilidadeBoa tarde,
gostaria de desenvolver meu trabalho de conclusão(graduação)na área de auditoria tributária e fiscal.
Alguém teria livros e/ou artigos para me indicar, modelos de trabalhos ou projetos sobre o assunto. E queria também saber se há procura de profissionais nessa área?
Obrigada!!!
Termy Ferreira de Lima
Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)Angelica esta é a àrea de maior expansão no momento, muito boa graduação e dá uma boa base pra concurso público. tentarei encontrar alguns dados relacionados ao assunto e posteriormente postarei nesse tópico.
Angelica Maurina
Prata DIVISÃO 1 , Assistente ContabilidadeMuito obrigada Termy,vou ficar no aguardo.
Tenha um dia abençoado.
Termy Ferreira de Lima
Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)Angelica dê uma olhada nesse link, que já foram postadas dúvidas iguais a sua, e estaremos buscando mais materiais que irão auxiliá-la.
www.contabeis.com.br
Márcio Marques
Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)Bom dia, Angelica Maurina!
É uma área de crescimento, mas índico você a ser mais pontual, especificando melhor o seu tema, pois fica uma coisa abrangente podendo a banca lhe questionar assuntos que você não teria o domínio!
Indico o Manual das S/A, Direito Tributário (Eduardo Sabbag), é bom você começar a juntar material!
Se você for para o lado do SPED, minha monografia e especialização forma nessa área.
Termy Ferreira de Lima
Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)Creio ter confudido na minha resposta acima, por isso estou postando, Angelica um novo link.
www.lynas.com
Renato Santos Chaves
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)Sobre a diferença entre Auditoria e Perícia Contábil, concordo com as intervenções inseridas pelos colegas acima.
Auditoria: contínua, por amostragem, expressa opinião do auditor;
Perícia: pontual, tem escopo definido, emite um laudo.
Uma outra situação a vislumbrar é que, principlamente em se tratando de auditoria governamental, um auditoria poderá ter que se transformar numa perícia, ou seja, não bastará a opinião do auditor (sustentada em provas), mas precisará de uma investigação mais minuciosa sustentada em laudo.
Esta é uma característica específica da área pública que enfrentamos, mas pouco debatida e pesquisada pela doutrina. Fica, então, a dica para futuros estudos.
Abcs,
Renato S. Chaves
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade