x

FÓRUM CONTÁBEIS

AUDITORIA E PERÍCIA

respostas 9

acessos 4.494

Postos de Combustíveis

Eduardo Augusto Melere

Eduardo Augusto Melere

Prata DIVISÃO 1, Auditor(a)
há 11 anos Terça-Feira | 16 outubro 2012 | 12:08

Olá!!

Preciso auditar postos de combustíveis, não somente fiscal, mas sim, o geral: desde as licenças necessárias, "quebras" permitidas, epi's....
Enfim, preciso dar um parecer geral de uma rede de postos e não tenho muito conhecimento dessa área. Alguém poderia me passar ou um check list com os pontos básicos a auditar ou uma referência bibliográfica?
Desde já, agradeço.

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Sábado | 20 outubro 2012 | 23:03

Eduardo, boa noite.

Sugiro realizar a referida auditoria com algum(a) outro(a) profissional que já tenha experiência nesse tipo trabalho, pois mesmo que divida os honorários, agregará experiências que muito lhe serão úteis em trabalhos semelhantes no futuro.

Bem, pelo menos é o meu ponto de vista.

Boa sorte.

Hugo.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
marcelo oliveira mendes

Marcelo Oliveira Mendes

Ouro DIVISÃO 2, Relações Públicas
há 11 anos Domingo | 21 outubro 2012 | 01:03

Eduardo Augusto Melere
Trabalho atualmente para uma Rede de Postos de Combustíveis em São Paulo, Para quem estava acostumado a trabahar com empresas de Pequeno e médio porte ou Simpes Nacional, Hoje a realidade é outra em SP temos a Portaria CAT 02/2011 Fato é muito trabalho temos uma Equipe somando 3 Pessoas somente no societário, sem falar outros setores da contabilidade ao departamento fiscal e RH este ultímo é dor de Cabeça diariamente.
Aconselho o coléga postar alguma duvída especifica pois este ramo de atividades existem muitas e em todos setores.

Até

Marcelo

marcelo oliveira mendes

Marcelo Oliveira Mendes

Ouro DIVISÃO 2, Relações Públicas
há 11 anos Domingo | 21 outubro 2012 | 01:28

Eduardo Augusto Melere
Como está em Santa Catarina não tenho conhecimento da legislação Estadual de seu Estado. Segue algumas dicas basícas
Verificar validade do certificado da ANP
Auto de vistoria do Corpo de Bombeiros
licênças municipais
Certidões ( todas )
Quanto ao funcionamento do posto: Verifique iluminação, extintores, funcionários obrigatoriamente precisam usar botas, caso veja algum funcionário de Pista usando tenis " Péça para o Responsável comprar botas " Pois a fiscalização do mtb/drt multa o estabelecimento, verifique folhas de caixa Abertura e encerrante existe muitas faltas ou sobras de dinheiro ou cartão, Detalhe muito importante é saber se a aferição das Bombas estão corretas pois 50 ml a + ou a - Significa prejuízo.
Antes de aceitar a proposta em trabalhar na parte de legalização na Contabilidade, fiquei um período checando o Dia a Dia em alguns estabelecimentos Valeu a pena.

Caso tenha outras duvídas post

Marcelo

Eduardo Augusto Melere

Eduardo Augusto Melere

Prata DIVISÃO 1, Auditor(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 22 novembro 2012 | 21:38

Marcelo

Seu post me ajudou bastante. Mas vou aprofundar um pouco mais. Se puder me ajudar, agradeço.
Quanto à parte contábil/fiscal/RH, tenho uma pequena ajuda. Mas se souber pontos principais que vc checa nessas áreas, agradeço..
Quando vc fala em certidões (todas), que certidões são essas? As vezes fico na dúvida porque o cliente apresenta várias, mas será que são todas?? Se puder listar, ou me indicar onde acho o fio da meada disso, tbm agradeço.
Quanto aos outros pontos eu tbm já analiso. Só os encerrantes que no meu cliente é um pouco difícil, pq ele ainda não possui as bombas ligadas diretamente ao estoque. Então, a confusão pode ser maior. Ainda com relação ao encerrante, o que vc checa?

Muito obrigado.

Eduardo Augusto Melere

Eduardo Augusto Melere

Prata DIVISÃO 1, Auditor(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 22 novembro 2012 | 21:42

Outra coisa..

entrei agora no site da ANP para checar o certificado e me surgiu uma dúvida: as filiais todas precisam desse certificado?
Qual a implicação de não ter um certificado desses?

Eduardo Augusto Melere

Eduardo Augusto Melere

Prata DIVISÃO 1, Auditor(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 22 novembro 2012 | 22:52

heheheh, me empolguei agora, e achei uma cartilha bem legal da ANP. E me surgiu outra dúvida: sou uma cooperativa de transportes, e tenho um tanque de combustível em determinada filial que atende aos cooperados. Isso pode ser encarado como posto? Ou como fica perante ANP?

marcelo oliveira mendes

Marcelo Oliveira Mendes

Ouro DIVISÃO 2, Relações Públicas
há 11 anos Quinta-Feira | 22 novembro 2012 | 22:59

Eduardo Augusto Melere
Coléga quanto a folha de caixa Abertura e Encerrante isso é responsabilidade do Frentista caixa, Acredito que vocês não possuem um sistema de medição eletronico ( med liq ou telemed ) porém a régua mesmo sendo algo antigo para algumas pessoas é um instrumento muito preciso pois fazemos medição de tanques e também conferimos o combustivel que chega da distribuidora no tanque do caminhão antes do responsável liberar a descarga.

Mesmo com toda tecnologia neste setor é muito importante fazer o acompanhamento nas Aberturas e Fechamentos de caixas, não só da galonagem mas a conferência de todos produtos vendidos na pista em especial óleo este é um dos produtos que ocorre muitas faltas.

Quanto a ANP isso precisa ser vísto o mais breve possível em São Paulo a fiscalização é muito rigida neste quesito, trabalho em uma grande rede e cada estabelecimento possui seu certificado de regularidade Matriz e Filial a questão das certidões é justamente para uma possível fiscalização Tenha sempre certidões valídas de todos orgãos publícos inclusive dos sócios.

Grande Abraço

Marcelo

Eduardo Augusto Melere

Eduardo Augusto Melere

Prata DIVISÃO 1, Auditor(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 22 novembro 2012 | 23:25

Pô Marcelo, muito obrigado por todas as respostas.
Mas quanto a essas certidões: quais são elas? Ambiental e as licenças municipais, tranquilo. Mas tem algo diferente? O foda é que muda de estado para estado...

Agora, quanto ao tanque que está em uso da própria cooperativa: todos os mesmos processos como se fosse um posto normal?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.