x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE PÚBLICA

respostas 5

acessos 1.860

Ivan Bersch Dalmann

Ivan Bersch Dalmann

Bronze DIVISÃO 2 , Suporte Técnico
há 12 anos Quinta-Feira | 25 abril 2013 | 23:10

Boa noite a todos profissionais contábeis.
Parabéns a todos por esta data e pela importância que todos tem em sua atuação tanto na pública quanto na privada.
Pessoal, tenho uma dúvida quanto ao cálculo do PASEP pelo município.
O IRRF retido do pessoal ativo e inativo não compôe base de cálculo para o PASEP? Ela na verdade é retida e repassada ao governo federal.
Como estou aprendendo contabilidade pública, depois de anos na privada, estou com essa dúvida e peço a ajuda dos caros colegas.
Obrigado
Deus abençõe a todos

Claudio Roberto Perondi Silva

Claudio Roberto Perondi Silva

Iniciante DIVISÃO 4 , Analista Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 17 maio 2013 | 15:27

Bom dia Ivan,

Na verdade não é repassado ao Governo Federal, conforme definido pelo art. 158 da Constituição Federal.

Art. 158. Pertencem aos Municípios:
I - o produto da arrecadação do imposto da União sobre renda e proventos de qualquer natureza, incidente na fonte, sobre rendimentos pagos, a qualquer título, por eles, suas autarquias e pelas fundações que instituírem e mantiverem;

Portanto, trata-se de receita tributária do município de deve ser incluído na base de calculo do PASEP.

Pelo menos foi assim que aprendi.
Abraços.

Nilton Dias Lima

Nilton Dias Lima

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 11 anos Sábado | 25 maio 2013 | 10:17

Eliezer o Calculo do Pasep é feito conforme o Inciso III, do Art. 8º da Lei 9.715/98.

Art. 8o A contribuição será calculada mediante a aplicação, conforme o caso, das seguintes alíquotas:
I - zero vírgula sessenta e cinco por cento sobre o faturamento;
II - um por cento sobre a folha de salários;
III - um por cento sobre o valor das receitas correntes arrecadadas e das transferências correntes e de capital recebidas.