x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE PÚBLICA

respostas 5

acessos 1.860

Ivan Bersch Dalmann

Ivan Bersch Dalmann

Bronze DIVISÃO 2 , Suporte Técnico
há 12 anos Quinta-Feira | 25 abril 2013 | 23:10

Boa noite a todos profissionais contábeis.
Parabéns a todos por esta data e pela importância que todos tem em sua atuação tanto na pública quanto na privada.
Pessoal, tenho uma dúvida quanto ao cálculo do PASEP pelo município.
O IRRF retido do pessoal ativo e inativo não compôe base de cálculo para o PASEP? Ela na verdade é retida e repassada ao governo federal.
Como estou aprendendo contabilidade pública, depois de anos na privada, estou com essa dúvida e peço a ajuda dos caros colegas.
Obrigado
Deus abençõe a todos

Claudio Roberto Perondi Silva

Claudio Roberto Perondi Silva

Iniciante DIVISÃO 4 , Analista Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 17 maio 2013 | 15:27

Bom dia Ivan,

Na verdade não é repassado ao Governo Federal, conforme definido pelo art. 158 da Constituição Federal.

Art. 158. Pertencem aos Municípios:
I - o produto da arrecadação do imposto da União sobre renda e proventos de qualquer natureza, incidente na fonte, sobre rendimentos pagos, a qualquer título, por eles, suas autarquias e pelas fundações que instituírem e mantiverem;

Portanto, trata-se de receita tributária do município de deve ser incluído na base de calculo do PASEP.

Pelo menos foi assim que aprendi.
Abraços.

Nilton Dias Lima

Nilton Dias Lima

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 11 anos Sábado | 25 maio 2013 | 10:17

Eliezer o Calculo do Pasep é feito conforme o Inciso III, do Art. 8º da Lei 9.715/98.

Art. 8o A contribuição será calculada mediante a aplicação, conforme o caso, das seguintes alíquotas:
I - zero vírgula sessenta e cinco por cento sobre o faturamento;
II - um por cento sobre a folha de salários;
III - um por cento sobre o valor das receitas correntes arrecadadas e das transferências correntes e de capital recebidas.

Encaminhei um planilha para Calculo do PASEP neste Tópico - Link Aqui acredito que até semana que vem os moderadores já tenham liberado o arquivo para Baixar.

EDVALDO RAMOS DELGADO

Edvaldo Ramos Delgado

Bronze DIVISÃO 2 , Não Informado
há 11 anos Quinta-Feira | 18 julho 2013 | 16:42

Boa tarde, eu me chamo EDVALDO RAMOS DELGADO, moro em PORTO SEGURO/BA, servidor publico municipal efetivo admitido no dia 15/Janeiro/2008, ou seja, já fazem 5 anos e 6 meses, ganho 1 salário mínimo, tenho o numero do pasep no contracheque, pude notar através de consulta que, a RAIS ano-base 2011, consta como entregue, depois de algumas tentativas consegui consultar o meu rendimento na CAIXA, mas, nada consta...Ainda segundo, a mensagem tenho que, procurar o BB, até ai tudo bem, se no BB também não constar nada, o que fazer?

ATT,

EDVALDO RAMOS DELGADO

Nilton Dias Lima

Nilton Dias Lima

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 18 julho 2013 | 17:25

Edvaldo, depois de ver no BB, seria interessante ver se a Prefeitura não ficou responsavel em efetuar os pagamentos do Pasep, em algumas situações o BB passa o Pasep para as Prefeitura efetuar o pagamentos aos servidores.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade