Melissa
Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)Bom dia!
Estou com um mega problema e quero a ajuda de vocês.
Sou nova na área da Contabilidade Pública, e verificando alguns pedidos do Tribunal de Contas encontrei algumas divergências que não sei como solucionar.
1ª - Na conciliação bancária até a presente data consta um cheque devolvido de 06/2013, ao pegar a documentação para análise verifiquei que tal cheque foi devolvido por divergência na assinatura e o mesmo não foi reapresentado. Porém no sistema contábil consta o pagamento do empenho com esse cheque devolvido, ou seja, a nota de 06/2013 não foi paga, já que o cheque voltou e a empresa não emitiu outro cheque para pagamento da nota. Existe uma forma de corrigir o sistema contábil? Creio eu que o correto era na mesma época que o cheque voltou cancelar o pagamento e efetuar um novo pagamento com outro cheque, ou até mesmo reapresentar ele com a outra assinatura (voltou porque apenas 1 administrador assinou, na verdade precisa de duas assinaturas). Mas como o Exercício já está encerrado não sei como proceder.
2ª - Como verifiquei no sistema que tinha outro empenho para a mesma empresa no mesmo valor resolvi pegar o mesmo para análise para verificar se não se tratava de duplicidade, porém não é, são notas e serviços diferentes. Mas, nesse outro empenho localizei outro erro que também não sei como solucionar, a Nota é o seguinte:
Valor da Nota Fiscal e valor do Empenho R$ 2.900,00
IR Retido R$ 43,50
Valor Líquido da Nota R$ 2.856,50
Como a nota foi paga em atraso, a empresa cobrou juros de R$ 57,13, sendo que foi enviado um novo boleto no valor de R$ 2.913,63, o correto seria empenhar o valor do juros, R$ 57,13, mas não, foi empenhado apenas a diferença do empenho para o boleto, ou seja, R$ 13,63. Como a empresa não está pagando os impostos retidos na nota, não foi possível identificar o erro antes, mas agora também não sei como faço para corrigir isso também.
Desde já agradeço a atenção de vocês!