Marisa P. Siqueira
Iniciante DIVISÃO 3 , Analista Financeiro
Bom dia Pessoal,
Sou técnica contábil porém nunca exerci a funcão como tal, apenas como Analista finaceiro. Mas agora estou entrando um pouco mais neste campo contábil pois agora trabalhando em Industria da família preciso aprofundar mais nos detalhes.
A pouco tempo trocamos de contador porque não estavam nos atendendo da forma correta, então muitas coisas calharam ao mesmo tempo coincidentemente ou não. Tudo começou com a visita de um fiscal da prefeitura que verificou nossa vistoria do Bombeiro vencida há quase um ano / ok resolvido. Depois fiscalização da CETESB que apesar de estar valida a Licença o prazo para dar entrada na renovação são 120 dias antes do vencimento. Já não bastando isso, estou eu tentando cadastro no IBAMA (um dos documentos exigidos para renovação é a tal CTF/APP) para retirar a CTF.
E para minha surpresa não tínhamos cadastro mesmo sendo obrigatório desde 2000 para algumas pessoas FÍSICAS além das pessoas jurídicas. Então o que venho levantar como questão é o seguinte: Todos em conhecimento disso? Foi uma surpresa apenas pra mim estas pendências?
Visto que ao abrirmos uma empresa buscamos orientação de contadores para nos amparar e orientar a buscar outros profissionais caso não seja parte de sua assessoria, não seria correto e ético os contadores orientarem estas questões para não sermos pegos de surpresa? Por favor me orientem quem seriam os responsáveis diante de tamanha falta de informação?
O assunto é tão sério que a falta deste documento no IBAMA nos impede de ter Licença da CETESB e outros governamentais. Sem falar que no IBAMA precisamos declarar anualmente entre Fev/março um relatório que se não declararmos somos punidos com multa. Sabiam disso?
Desculpem o texto tão grande, mas estou tão perplexa com isso que preciso mesmo saber a direção correta!! E também orientar outros quanto a isso para não serem tachados de ignorantes como eu estou me sentindo!
Tenham bom dia!!