Pedrinho Peace
Bronze DIVISÃO 3 , Contador(a)Bom dia,
Procurei o assunto no fórum, apesar de ter encontrado já alguns tópicos sobre licitações, não encontrei nada específico sobre minha dúvida.
Seguinte, há pouco tempo estou trabalhando como contador em uma Prefeitura e por vezes sou chamado a analisar documentação contábil de empresas participantes de licitações, ou seja, análise de balanços.
Ocorre que me formei e me lancei ao mundo dos concursos, nunca tive contato com a Contabilidade antes de trabalhar aqui... e sinto muitas dificuldades.
Conforme a Lei 8666 a documentação relativa à qualificação econômico-financeira limitar-se-á a:
I - balanço patrimonial e demonstrações contábeis do último exercício social, já exigíveis e apresentados na forma da lei, que comprovem a boa situação financeira da empresa, vedada a sua substituição por balancetes ou balanços provisórios, podendo ser atualizados por índices oficiais quando encerrado há mais de 3 (três) meses da data de apresentação da proposta;
Apesar de parecer simples, ainda tenho dúvidas quanto à apresentação de um balanço na forma da lei...
Algumas dúvidas,
registro na Junta Comercial - consta apenas nas folhas de abertura e encerramento do livro diário? ou deve constar em todas as páginas?
normalmente são apresentadas cópias, o que requer autenticação.. esta também deve ser feita em todas as páginas ou basta nas páginas de abertura e encerramento do livro?
Vcs utilizam algum índice para analisar a boa situação financeira da empresa?
Nossos editais pedem PL de 10% do valor da obra, exigência que na maioria das vezes as empresas atendem, porém algumas têm apresentado prejuízos grandes em seus balanços, daí não sei como lidar com isso...