Leonardo Fernandes
Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)Prezados amigos, boa tarde!
Estou com uma dúvida bem simples e gostaria da ajuda dos amigos para esclarecimentos.
Uma autarquia federal faz a contabilização das receitas, oriundas de arrecadação por anuidades da seguinte forma:
Arrecadação estimada => $ 20.000,00
SISTEMA ORÇAMENTÁRIO:
Receita prevista
a Receita a Realizar $ 20.000,00
SISTEMA PATRIMONIAL:
Contas a receber
a Variação Patrimonial Aumentativa $ 20.000,00
É justamente nessa contabilização que começa a minha indagação:
Os $ 20.000,00 contabilizados no contas a receber é a receita que a entidade espera obter de arrecadação.
Os boletos emitidos para o pagamentos dos tributos somam o montante de $ 35.000,00.
A contabilização correta ao meu ver seria:
SISTEMA PATRIMONIAL
Contas a receber
a Variação Patrimonial Aumentativa $ 35.000,00
Variação Patrimonial Diminutiva
a (-) Ajuste para perdas de liquidação duvidosa $ 15.000,00
Essa na minha visão seria a forma correta de contabilizar o contas a receber. A minha outra dúvida seria como lançar isso no SISTEMA ORÇAMENTÁRIO. Eu posso lançar os $ 35.000,00 e efetuar o ajuste como (-) Dedução de Receita? Exemplo:
SISTEMA ORÇAMENTÁRIO
Receita prevista
a Receita a Realizar $ 35.000,00
Receita a Realizar
a (-) Deduções da receita $ 15.000,00
O meu questionamento deve-se por conta da Dívida Ativa. Pois suponhamos que a autarquia arrecade os $ 20.000,00, isto causará uma inadimplência de $ 15.000,00, que obrigatoriamente terá de ser inscrita em dívida ativa. Só que este mesmo valor de $ 15.000,00 não foi previamente registrado no balanço como direito a receber, e subitamente eu indico uma inadimplência de $ 15.000,00.
Eu não estou deixando de indicar uma inadimplência ao efetuar o registro desta forma?
Qual seria a forma correta de contabilização tanto no orçamento quanto no patrimônio?
Desde já deixo o meu agradecimento!
Leonardo.