
Luis Paulo Oliveira
Prata DIVISÃO 1 , Técnico ContabilidadeBoa Tarde,
Em que hipotese pode-se abrir creditos adicionais seja por excesso de arreção ou anulação e suplementação de dotaçao?
urgentissimo
agradecido
F.Diego
respostas 5
acessos 13.455
Luis Paulo Oliveira
Prata DIVISÃO 1 , Técnico ContabilidadeBoa Tarde,
Em que hipotese pode-se abrir creditos adicionais seja por excesso de arreção ou anulação e suplementação de dotaçao?
urgentissimo
agradecido
F.Diego
Angela Maria
Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)Bom dia Diego,
Transcrevi abaixo o que a 4.320/64 prevê de créditos adicionais.
Art. 40. São créditos adicionais, as autorizações de despesa não computadas ou insuficientemente dotadas na Lei de Orçamento.
Art. 41. Os créditos adicionais classificam-se em:
I - suplementares, os destinados a refôrço de dotação orçamentária;
II - especiais, os destinados a despesas para as quais não haja dotação orçamentária específica;
III - extraordinários, os destinados a despesas urgentes e imprevistas, em caso de guerra, comoção intestina ou calamidade pública.
Art. 42. Os créditos suplementares e especiais serão autorizados por lei e abertos por decreto executivo.
Art. 43. A abertura dos créditos suplementares e especiais depende da existência de recursos disponíveis para ocorrer a despesa e será precedida de exposição justificativa. (Veto rejeitado no D.O. 05/05/1964)
§ 1º Consideram-se recursos para o fim deste artigo, desde que não comprometidos: (Veto rejeitado no D.O. 05/05/1964)
I - o superávit financeiro apurado em balanço patrimonial do exercício anterior; (Veto rejeitado no D.O. 05/05/1964)
II - os provenientes de excesso de arrecadação; (Veto rejeitado no D.O. 05/05/1964)
III - os resultantes de anulação parcial ou total de dotações orçamentárias ou de créditos adicionais, autorizados em Lei; (Veto rejeitado no D.O. 05/05/1964)
IV - o produto de operações de credito autorizadas, em forma que juridicamente possibilite ao poder executivo realiza-las. (Veto rejeitado no D.O. 05/05/1964)
§ 2º Entende-se por superávit financeiro a diferença positiva entre o ativo financeiro e o passivo financeiro, conjugando-se, ainda, os saldos dos créditos adicionais transferidos e as operações de credito a eles vinculadas. (Veto rejeitado no D.O. 05/05/1964)
§ 3º Entende-se por excesso de arrecadação, para os fins deste artigo, o saldo positivo das diferenças acumuladas mês a mês entre a arrecadação prevista e a realizada, considerando-se, ainda, a tendência do exercício. (Veto rejeitado no D.O. 05/05/1964)
§ 4° Para o fim de apurar os recursos utilizáveis, provenientes de excesso de arrecadação, deduzir-se-a a importância dos créditos extraordinários abertos no exercício.(Veto rejeitado no D.O. 05/05/1964)
Atenciosamente,
Angela
Luis Paulo Oliveira
Prata DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
Bom Dia,
agradecido pelo esclarecido, preciso tb de um material para estudo da contabilidade publica, pois ingressei agora na contabilidade de uma Camara e stou muito carente do assunto. Preciso saber quais sao os relatorios que preciso publicar a data limite para publicação.
ficarei grato
F. Diego
Fabricio Machado Lage
Prata DIVISÃO 1 , Agente AdministrativoLembre-se, estes creditos deverão ser abertos na prefeitura, pois o orçamento e Unico.
Marcio Alves Gomes Figueira
Iniciante DIVISÃO 3 , Auxiliar Contabilidadecomo é feito o lançamento de crédito suplementar?
Sérgio Dias
Bronze DIVISÃO 4 , Analista ContabilidadeMarcio Alvez, você quer saber a parte teórica onde se debita e onde se credita, ou quer saber a parte pratica de como funciona o o crédito suplementar?
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade