x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE PÚBLICA

respostas 2

acessos 6.505

Nota fiscal sem prévio empenho

Paulo Henrique

Paulo Henrique

Iniciante DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 5 anos Terça-Feira | 25 setembro 2018 | 11:47

Bom dia !

Gostaria de saber como posso solucionar o seguinte problema:

Recebi uma nota fiscal de serviço prestado, sem empenho prévio, foi assinado o contrato, o prestador está executando o serviço, emitiu a nota fiscal, mas ainda não foi empenhado.

Everton da Rosa

Everton da Rosa

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 26 setembro 2018 | 09:29

Caro Paulo Henrique :

Suponho que exista atestado de recebimento do serviço executado e que os dados da NF condizem com o que exige o contrato, Neste caso, eu recomendo que registre um passivo (fornecedores a pagar) com indicador de superávit financeiro "P" (Permanente) em contrapartida a uma VPD. Após, que encaminhe formalmente (por escrito) à autoridade competente para que tome as providências, inclusive quanto a emissão de nota de empenho.

Por ocasião da emissão do empenho da despesa, imediatamente à sua emissão deve ser efetuado o registro da liquidação da despesa. Nesta fase, em vez de debitar uma VPD, deves debitar o passivo "P" e creditar um passivo "F" (Financeiro).

Essas recomendações pressupõem que existe ateste de recebimento e que há regularidade na prestação do serviço quanto às disposições do contrato, e ainda, que existe rubrica orçamentária adequada e dotação suficiente. Caso este último quesito não ocorra (rubrica adequada inexistente ou dotação insuficiente), deves registrar também a realização de despesa sem autorização orçamentária, conforme art. 37 da lei Complementar nº 101.

Everton da Rosa
Contador
CRC RS 076595/O-3

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.