x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE PÚBLICA

respostas 8

acessos 3.367

Contabilidade Câmara de vereadores

Eugenio

Eugenio

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 4 anos Sábado | 24 agosto 2019 | 22:17

Boa noite, Consultor(a),

Prezado(a),

Fui classificado em um concurso público para câmara de vereadores, porém me formei a 1 ano e não tenho experiencia nenhuma em contabilidade, comecei a estudar pelo MCASP, Lei 8666 e AFO.
 Pergunto aos companheiros(as), será que mesmo sem experiencia eu consigo dar conta do trabalho?, o município é pequeno e serei o único contador da câmara de vereadores , então estou muito assustado.
 O que vocês indicam para eu estudar? 


Desde já agradeço pela atenção e aguardo retorno.

Att,

Eugênio Alves

Carlos Tellechea

Carlos Tellechea

Prata DIVISÃO 1, Analista
há 4 anos Terça-Feira | 27 agosto 2019 | 15:42

Acredito que deve haver na câmara de vereadores um treinamento para novos ingressantes desse órgão. Contudo, seria prudente você adicionar estudos em contabilidade pública, orçamento e execução orçamentária, auditoria, Lei de responsabilidade fiscal, regimento interno da Câmara de vereadores e ler os pareceres dos Tribunal de Contas Estadual e da próprio Câmara sobre as contas da prefeitura.

Analista Judiciário
Contador
Denilson Pieve Junior

Denilson Pieve Junior

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 4 anos Terça-Feira | 27 agosto 2019 | 15:50

Boa Tarde, Eugênio! 

Eu trabalhei em uma empresa de software para órgãos públicos. 

Geralmente, estas empresas prestam este tipo de trabalho, ajuda você nos primeiros meses. Depois tudo vira uma rotina, você estudar só conceito vai te ajudar bastante, mas não será suficiente.
Fiquei tranquilo, o trabalho da Câmara Municipal é bem leve se comparado com uma Prefeitura. 

Consulte a empresa do sistema utilizado na Câmara que eles irão prestar toda a ajuda que você necessita. 
Estou a disposição caso precise de algumas dicas.

Abraço! 

Denílson P. Junior 
    Contador 
Eugenio

Eugenio

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 4 anos Quarta-Feira | 28 agosto 2019 | 15:58

DENILSON PIEVE JUNIOR

Prezado Denilson Pieve Junior, Boa tarde.

Muito obrigado meu amigo, você até me tranquilizou, vou continuar estudando MCASP que acredito vai Denilson Pieve Junior me ajudar, junto com apoio do suporte do software, que eu espero de a prefeitura tenha. kkkkk
Abraços amigo, Deus te abençoe. 

MARCUS VINICIUS CUNHA DOS SANTOS

Marcus Vinicius Cunha dos Santos

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 4 anos Quarta-Feira | 9 outubro 2019 | 14:35

Colega, 

Primeiramente Parabens pela sua aprovação ! Vc terá agora um importante papel . 
De fato vc terá um desafio menor que os apresentados a Contadores de Prefeituras mas creio que também passará por provações diversas . 

Sugiro além do que já foi dito pelos colegas um leitura sobre temas fundamentais da Contabilidade Governamental para que vc possa dar qualidade as demonstrações contábeis da Câmara e entender as contas públicas mesmo que sua entidade não seja responsavel pela obrigação, que serão incorporados pelo poder executivo , como por exemplo :

1- Ementário de Receitas ; 
2- Procedimentos Contábeis Patrimoniais;
3- Conciliação bancária;
4- Consolidações de Contas ; 
5- Retenções e Consignações;
6- MDF e Relatórios da LRF (RREO e RGF) 
7- Limites Constitucionais e Legais;
8- Art. 29 e 29A da CF; 
9- PCASP
10- CAUC;
11- Peças Orçamentárias (LOA/LDO e PPA);
12- Obrigações Acessórias (DCTF/DIRF/RAIS)
13- Prestação de Contas Mensais e Anuais/ Contas de Gestão e Contas de Governo;
14- Matriz de Saldos Contábeis e CAUC;


No mais esses são os primeiros conceitos mas não se esgota ai  .
Emfim, chegue com vontade de aprender e realizar pq o processo é longo mas extremamente gratificante  .










Natali Gomes

Natali Gomes

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 4 anos Segunda-Feira | 14 outubro 2019 | 09:09

Bom dia.
O colega é de que estado? Eu, que sou do PR participo de um grupo de mensagens por aplicativo que abrange contadores públicos do estado todo, é muita troca de experiencias e informações, tem me ajudado muito. Caso queira mais informações me mande mensagem privada.

Wandeson Mendonça Rodrigues

Wandeson Mendonça Rodrigues

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 4 anos Segunda-Feira | 14 outubro 2019 | 09:38

Bom dia Natali, parabéns pela conquista, de fato como elucidou o colega Marcos Vinicius, a contabilidade de uma Câmera em comparação com de uma prefeitura é bem mais tranquilo, trabalhei por um tempo em ambas as poderes Executivo e Legislativo, e a maior dificuldade que encontrei foi o limite de gasto com pessoal, por conta das promessas de campanha dos vereadores hehe, vc mantendo tudo dentro do limite de acordo com a LRF tudo tranquilo nas prestações de contas mensais quanto anuais.

Christina Sousa

Christina Sousa

Prata DIVISÃO 1
há 4 anos Segunda-Feira | 14 outubro 2019 | 09:54

Bom dia Natali Gomes, 

Também sou contadora pública (novata, rs) e tenho muito interesse em participar desse aplicativo sobre Contabilidade Pública. Te enviei meus dados no privado. Você consegue me adicionar por favor?

Desde já agradeço.

Att.

Eugenio

Eugenio

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 4 anos Terça-Feira | 15 outubro 2019 | 11:14

Muito obrigado a todos, muito boa as dicas que estão me dando e eu vou seguir todas elas,  irei tomar posse dia 01/11 e estou extremamente preocupado porém o vereador disse que a empresa que presta assessoria de contabilidade na câmara vai me dar todo o suporte.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.