x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE PÚBLICA

respostas 4

acessos 976

Contador na Área Pública

DJALMA LUCIO GONÇAÇVES

Djalma Lucio Gonçaçves

Iniciante DIVISÃO 5, Estagiário(a)
há 4 anos Quinta-Feira | 3 outubro 2019 | 13:17

Olá, nobres colegas. Boa tarde! Sou estudante de último semestre de Ciências Contábeis e meu principal objetivo, depois de formado é pegar o CRC e fazer concurso público para Contador, especialmente, em Câmara Municipais e Prefeituras.

Eu acompanhei alguns questionamentos no fórum sobre de Contadores novatos nesta e naquela Casas Públicas, e todos, sem exceção, apresentaram grandes dificuldades iniciais de trabalho.

Para minimizar este problema, eu pensei em duas possibilidades, e peço a gentileza dos nobres colegas deste fórum que já trabalham e tem uma visão mais robusta sobre o ofício contábil na área pública. 

Neste sentido, minha dúvida é o seguinte:

1) Se eu faço, depois de formado, uma Pós Graduação em Contabilidade ou Gestão Pública

2) Ou se estudo direto para este fim

Desde já agradeço e que Deus os abençoem e guarde a todos!!!

Tiago

Tiago

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 4 anos Sexta-Feira | 4 outubro 2019 | 08:21

Bom dia, 

Sou Contador Público a quase 2 anos e comecei a fazer pós em Gestão Pública a 1 mês. É uma duvida que só você poderá decidir, mas posso apresentar alguns fatos.
Se você fazer uma pós antes do concurso, pode ser que tenha um ''ponto'' a mais na hora do desempate, mas não tenho certeza até quanto ela te ajudaria nas provas..
Poderá também dominar as 3 leis básicas dos concursos em contabilidade, Lei das Licitações, Lei 4320 e LRF e conforme for aparecendo concursos e você já tem domínio sobre elas, basta estudar o restante do edital. Lembrando que português, matemática e informática  nessas provas contábeis valem muito, tão quanto as especícifas. Conheço pessoas que sabiam tudo de específicas, mas não passava em concursos, pois não focava nessas 3 matérias básicas de todo concurso.
Qualquer dúvida estou a disposição
att, 
Tiago Meireles

DJALMA LUCIO GONÇAÇVES

Djalma Lucio Gonçaçves

Iniciante DIVISÃO 5, Estagiário(a)
há 4 anos Segunda-Feira | 7 outubro 2019 | 10:17

Olá, Tiago...bom dia tudo joia? Primeiramente, quero agradecer a gentileza de sua resposta. Muito obrigado. Vou ficar mais atento nas disciplinas que você me recomendou. 

Em um segundo momento, eu fiquei com uma dúvida:

Será que se eu fizer uma pós em Contabilidade Pública, além da vantagem da pontuação no critério de desempate num eventual concurso, na prática, já atuando como contador em uma Câmara ou Prefeitura Municipal, eu vou ter "menos problemas" com relação à adaptação inicial, Tiago? 

Desde já, muito obrigado e fique com Deus !!!

Tiago

Tiago

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 4 anos Sexta-Feira | 11 outubro 2019 | 11:11

Bom dia, Djalma.

Acredito que se fizer um pós, não teria ''menos problema'' na hora de assumir um cargo de contador, visto que na prática é totalmente diferente do que se ensina na graduação ou pós, mas não se preocupe, sempre terá uma equipe de consultoria para te ajudar, ou até mesmo você poderá buscar ajuda em prefeituras vizinhas. No caso da vantagem de um ponto seria muito bom, mas tem concursos que não aceitam determinadas pós para agregar a nota da prova.
Se fosse eu, faria concursos antes de fazer uma pós, ou faria os dois simultaneamente, mas essa é uma escolha sua, pense bem e foque em um objetivo.
Deus te abençoe!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.