x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE PÚBLICA

respostas 2

acessos 66

Empenho de despesa a ser reembolsada por banco

Laryssa

Laryssa

Bronze DIVISÃO 2
há 4 anos Segunda-Feira | 6 abril 2020 | 08:42

Bom dia, senhores!

Meu município contraiu empréstimo com banco de desenvolvimento para a realização de obras de saneamento. Parte das obras será custeada pelo banco, através de um empréstimo, e parte será de responsabilidade do Município.
Acontece que, de início, o Município pagará a primeira etapa da obra e será reembolsado pelo banco depois (como parte do empréstimo concedido).
Apesar de ser uma despesa que será reembolsada, devo proceder normalmente com o processo de empenho/liquidação/pagamento? Essa é considerada uma despesa orçamentária ou extraorçamentária?

Desde já, agradeço!

Murilo

Murilo

Iniciante DIVISÃO 5, Não Informado
há 4 anos Quarta-Feira | 8 abril 2020 | 18:27

Olá! 
Entendo que ao ser contraído a operação de crédito, deve-se criar uma despesa orçamentária (Crédito adicional) com o código de aplicação referente à operação. Empenho, liquidação, pagamento e quando houver o reembolso, receita de capital.
Sugiro que leia mais opiniões antes de uma conclusão, pois sou novo na profissão e na minha prefeitura ainda não ocorreu esse fato. Apenas uma opinião.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.