x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE PÚBLICA

respostas 10

acessos 3.224

Passei no concurso para contador, mas não tenho nenhuma experiência.

Jose Alves

Jose Alves

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 3 anos Sábado | 25 abril 2020 | 23:01

Oi, Nelson!


Meus parabéns e não se preocupe, porque a administração pública é competente e lhe dará todo o treinamento necessário ao cargo concursado.

Everton da Rosa

Everton da Rosa

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 3 anos Segunda-Feira | 27 abril 2020 | 07:53

Olá Nelson.
Parabéns pela conquista. Serie breve e rápido nas considerações.
Câmaras de Vereadores tem muito menos obrigações a cumprir que uma Prefeitura, mas isso não significa menos responsabilidade. Por outro lado, principalmente em cidades menores, o contador da câmara acaba, por vezes, sendo instado a assumir tarefas além das atribuições do cargo, tais como RH, tesouraria, etc.

Por outro lado, vejo que a contabilidade de uma prefeitura é mais desafiadora que a da câmara, pois você vai se deparar com situações que você não terá no Legislativo, enriquecendo sua experiência.

É claro que esses fatores não podem orientar uma decisão de forma isolada. Há que se considerar os fatores financeiros e logísticos, além das situações financeiras dos dois municípios, afinal, de que adianta ter um salário maior e não recebê-lo em dia. Também considere os fatores logísticos.

Por fim, tenha em mente que a contabilidade pública tem muitas peculiaridades que você não encontra na contabilidade privada, entretanto, existe hoje todo um aparato de consulta e auxílio a nossa disposição que facilitam em muito a tarefa do Contador Público.

Boa sorte!

Everton da Rosa
Contador
CRC RS 076595/O-3
MARCUS SAULO P. MARQUES

Marcus Saulo P. Marques

Bronze DIVISÃO 2, Gestor(a)
há 3 anos Domingo | 10 maio 2020 | 18:30

Assuma o que pagar mais! Veja o plano de cargos e carreiras para analisar os aumentos salariais dos dois cargos, contabilidade da prefeitura e sim mais complexa do que a de uma câmara, pois a câmara é uma única unidade gestora, já na prefeitura, basicamente todas as secretarias serão unidades gestoras... estou nessa brincadeira desde 2009. Qualquer dúvida estou a disposição. Oculto 

Marcus Saulo P. Marques
Limitações são criadas por nossa mente (j. walker)
CARINA APARECIDA SANTOS

Carina Aparecida Santos

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 3 anos Quinta-Feira | 25 junho 2020 | 21:13

Boa noite Nelson!

Há menos de dois anos assumi a contabilidade de uma pequena prefeitura, tem sido um desafio diário, mas estou amando a contabilidade pública, tenho aprendido muito. Me coloco a disposição para trocar. Abraços. Carina Oculto

Vanderleia Della Justina

Vanderleia Della Justina

Iniciante DIVISÃO 1, Auditor(a)
há 3 anos Sexta-Feira | 26 junho 2020 | 08:42

Bom dia Nelson.
Sou controladora interna em uma Câmara, município pequeno também, trabalho na área pública desde 2006. Já trabalhei na contabilidade, RH, financeiro, contratos, licitações. O bom de Câmara é que você vai aprender de tudo.
A minha opinião pessoal, diante dos anos de experiências, é assumir a Câmara. O que eu vejo é além dos trabalhos em si, logico que a prefeitura te daria muito mais experiencias, mas você enquanto iniciante, as câmaras municipais tem planos de cargos melhores que prefeitura, qualificam mais os servidores, sempre nos cursos que participo a presença é sempre maior de servidores do Legislativo, acredito que tudo isso servira de base e experiencia para novos concursos.
Qualquer coisa estou a disposição, Abraço.

MARCUS SAULO P. MARQUES

Marcus Saulo P. Marques

Bronze DIVISÃO 2, Gestor(a)
há 3 anos Sexta-Feira | 26 junho 2020 | 09:15

sim. nelson, pode contar conosco, pois acredito que todos aqui irão lhe auxiliar, você pode ver na transparência desta câmara se existe contrato com assessoria/consultoria contábil.

dito isso, você deve se atentar aos prazos para não perder nenhum, contabilidade publica é organização, assim como na área privada é uma rotina mensal, com 3 meses vc já estará fazendo tudo direitinho.
trabalho com o poder publico ha 11 anos e 5 de atividades na área privada, sou do ceará, qualquer duvida pode mandar mensagem Oculto. um abraço e boa sorte.

Marcus Saulo P. Marques
Limitações são criadas por nossa mente (j. walker)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.