x
2020-04-25T16:14:49-03:00

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE PÚBLICA

respostas 10

acessos 664

Passei no concurso para contador, mas não tenho nenhuma experiência.

há 25 semanas Sábado | 25 abril 2020 | 16:14

sou recém formado na faculdade e fui aprovado em dois concursos para o cargo de contador, mas não possuo nenhuma experiência na área. Passei  em dois concursos: um da câmara municipal de uma pequena cidade e o outro para a prefeitura de uma cidade grande. Diante disso, gostaria de saber a opinião de quem já possui experiência, em qual cargo eu devo assumir? gostaria de saber também quais as principais rotinas contábeis em órgãos públicos, e o que eu devo fazer assim que chegar. Desde já agradeço.

há 25 semanas Sábado | 25 abril 2020 | 23:01

Oi, Nelson!


Meus parabéns e não se preocupe, porque a administração pública é competente e lhe dará todo o treinamento necessário ao cargo concursado.

há 25 semanas Segunda-Feira | 27 abril 2020 | 07:53

Olá Nelson.
Parabéns pela conquista. Serie breve e rápido nas considerações.
Câmaras de Vereadores tem muito menos obrigações a cumprir que uma Prefeitura, mas isso não significa menos responsabilidade. Por outro lado, principalmente em cidades menores, o contador da câmara acaba, por vezes, sendo instado a assumir tarefas além das atribuições do cargo, tais como RH, tesouraria, etc.

Por outro lado, vejo que a contabilidade de uma prefeitura é mais desafiadora que a da câmara, pois você vai se deparar com situações que você não terá no Legislativo, enriquecendo sua experiência.

É claro que esses fatores não podem orientar uma decisão de forma isolada. Há que se considerar os fatores financeiros e logísticos, além das situações financeiras dos dois municípios, afinal, de que adianta ter um salário maior e não recebê-lo em dia. Também considere os fatores logísticos.

Por fim, tenha em mente que a contabilidade pública tem muitas peculiaridades que você não encontra na contabilidade privada, entretanto, existe hoje todo um aparato de consulta e auxílio a nossa disposição que facilitam em muito a tarefa do Contador Público.

Boa sorte!

Everton da Rosa
Contador
CRC RS 076595/O-3
há 23 semanas Domingo | 10 maio 2020 | 18:30

Assuma o que pagar mais! Veja o plano de cargos e carreiras para analisar os aumentos salariais dos dois cargos, contabilidade da prefeitura e sim mais complexa do que a de uma câmara, pois a câmara é uma única unidade gestora, já na prefeitura, basicamente todas as secretarias serão unidades gestoras... estou nessa brincadeira desde 2009. Qualquer dúvida estou a disposição. 85998186112 

Marcus Saulo P. Marques
Limitações são criadas por nossa mente (j. walker)
há 23 semanas Sexta-Feira | 15 maio 2020 | 03:54

Obrigado pelas respostas! É muito bom saber que posso contar com vocês. Acredito que na Câmara, por ser uma cidade pequena, não haverá um contador para me orientar. Então, gostaria de saber dos colegas como eu deveria proceder diante disso, tendo em vista que eu não possuo nenhuma experiência, e que o curso de Ciências contábeis é praticamente todo voltado para a contabilidade de empresas privadas.

há 17 semanas Sexta-Feira | 26 junho 2020 | 08:42

Bom dia Nelson.
Sou controladora interna em uma Câmara, município pequeno também, trabalho na área pública desde 2006. Já trabalhei na contabilidade, RH, financeiro, contratos, licitações. O bom de Câmara é que você vai aprender de tudo.
A minha opinião pessoal, diante dos anos de experiências, é assumir a Câmara. O que eu vejo é além dos trabalhos em si, logico que a prefeitura te daria muito mais experiencias, mas você enquanto iniciante, as câmaras municipais tem planos de cargos melhores que prefeitura, qualificam mais os servidores, sempre nos cursos que participo a presença é sempre maior de servidores do Legislativo, acredito que tudo isso servira de base e experiencia para novos concursos.
Qualquer coisa estou a disposição, Abraço.

há 17 semanas Sexta-Feira | 26 junho 2020 | 09:15

SIM. NELSON, PODE CONTAR CONOSCO, POIS ACREDITO QUE TODOS AQUI IRÃO LHE AUXILIAR, VOCÊ PODE VER NA TRANSPARÊNCIA DESTA CÂMARA SE EXISTE CONTRATO COM ASSESSORIA/CONSULTORIA CONTÁBIL.

DITO ISSO, VOCÊ DEVE SE ATENTAR AOS PRAZOS PARA NÃO PERDER NENHUM, CONTABILIDADE PUBLICA É ORGANIZAÇÃO, ASSIM COMO NA ÁREA PRIVADA É UMA ROTINA MENSAL, COM 3 MESES VC JÁ ESTARÁ FAZENDO TUDO DIREITINHO.
TRABALHO COM O PODER PUBLICO HA 11 ANOS E 5 DE ATIVIDADES NA ÁREA PRIVADA, SOU DO CEARÁ, QUALQUER DUVIDA PODE MANDAR MENSAGEM 85998186112. UM ABRAÇO E BOA SORTE.

Marcus Saulo P. Marques
Limitações são criadas por nossa mente (j. walker)
RECEBA CONTEÚDO EM SEU EMAIL cadastrar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.