Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE PÚBLICA

respostas 1

acessos 158

Prestação de Contas - Eleições 2020 - Autofinanciamento

Sergio Morisue

Sergio Morisue

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 3 anos Quarta-Feira | 16 setembro 2020 | 14:09

Olá,
Algum colega vai fazer prestação de contas eleitorais este ano ?
Estou com um possível problema.

Como sabemos, o autofinanciamento dos candidatos, ou seja a utilização de recursos próprios dos candidatos está limitado a 10% do limite de gastos para o cargo que concorre para aquele município. Os recursos, soma-se os financeiros e estimáveis, pelo que entendi. 

Aqui na cidade, o limite de gastos de um candidato a vereador foi fixado em R$ 12.307,75 e portanto o limite de  aporte de recursos próprios será de R$ 1.230,77.

Bom, o problema que estou prevendo aqui, é o carro de propriedade do candidato que usa diariamente e que obviamente deverá constar na prestação de contas como uso em campanha também. Pois seria o único carro do candidato. 

A lei diz que devemos estimar um valor como se fosse uma locação, diária ou proporcional. O problema surge aí, este valor estimado, por mais baixo que seja, vai ultrapassar o limite de recursos próprios que o candidato pode aportar.

Algum colega que vai fazer prestação de contas de cidades pequenas já chegou a alguma conclusão sobre este fato ?

Obrigado.

Att.

Sergio.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.