x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE PÚBLICA

respostas 2

acessos 57

Tributos que incidem em uma Ação Judicial

Elizabeth

Elizabeth

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 3 anos Quarta-Feira | 11 novembro 2020 | 14:16

Boa Tarde, poderiam me ajudar em uma questão. Tenho que pagar uma ação Judicial a uma PF que prestou um serviço e não recebeu o valor. O valor da Ação é 548,37 a minha duvida é, teria alguma tributação esse Valor? IR, PIS, COFINS, ISS... Sou pessoa Jurídica publica.

Everton da Rosa

Everton da Rosa

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 3 anos Quinta-Feira | 12 novembro 2020 | 08:54

Olá Elisabeth.

Para definir se há incidência de tributos (retidos ou não) sobre condenações judiciais é imprescindível analisar o processo para determinar a natureza do valor pago. Tendo por base que a condenação se refere a "prestou um serviço e não recebeu", suponho que a condenação tenha sido tratada como indenizatória, portanto, o valor que será pago não será mais pela prestação de serviço, mas sim, por indenização. Nesse caso, não vejo incidência de nenhum tributo.
Aliás, em se tratando de "pessoa Jurídica publica", entendo que o empenho deve ocorrer não na classificação orçamentária de "prestação de serviço", mas sim o de sentença judicial.

Everton da Rosa
Contador
CRC RS 076595/O-3

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.