Focion
Iniciante DIVISÃO 3 , Contador(a)Pesquisando na internet, pode-se verificar que há controvérsias quanto à correta classificação orçamentária de despesas com a contribuição previdenciária "patronal" sobre serviços prestados por pessoas físicas sem vínculo empregatício.
Alguns - inclusive certos Tribunais de Contas - defendem que tais despesas sejam classificadas no elemento 47 - Obrigações Tributárias e Contributivas, indicando até mesmo o Parecer 101/97 DESOC como amparo legal.
Inconformado com isso, busquei a citada portaria. Após muitas dificuldades, compartilho-a: Portaria 101/97 DESOC
Como se constata (apesar da antiga codificação), "a classificação das despesas decorrentes de serviços prestados por pessoa física, quanto à sua natureza, deve correr à conta da natureza da despesa relativa à despesa que a gerou".
E mais: "as contribuições sociais em decorrência de contratação com pessoa física para a execução de serviços técnicos profissionais, sem vínculo com a Administração, devem se classificar no mesmo grupo de despesa que a gerou.
Logo, a correta classificação das contribuições sociais (ou contribuições previdenciárias) decorrentes de contratação com pessoa física sem vínculo empregatício devem correr à conta do elemento de despesa 36 - Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física, porquanto se trata do mesmo elemento de despesa através do qual ocorreu a contratação.