x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE PÚBLICA

respostas 2

acessos 159

Asssinatura em documentos publicos

artin murakami dogan

Artin Murakami Dogan

Iniciante DIVISÃO 5, Não Informado
há 3 anos Sexta-Feira | 9 abril 2021 | 17:22

Boa tarde, atualmente trabalho em uma empresa de tecnologia, a qual também presta serviços terceirizados de contabilidade. Acontece que mensalmente, os contadores precisam montar os "processo" e "balancetes", onde são elencados as receitas, despesas, rendimentos financeiros, entre outros. Alguns municípios, facilmente chegam a 150 paginas de assinatura mensal, que o contador precisa assinar. Como a empresa, também é a que produz o software, pensei em algo que ao emitir o relatório, já vir o campo de assinatura preenchido, dessa forma economizando tempo. Eu estava pensando em algo que capturasse a assinatura do contador e montar um banco de dados dessas assinaturas, vinculadas a cada usuário. Gostaria de saber se há a necessidade de certificado digital? Ou, como a empresa provavelmente possui certificado digital, se esse certificado da empresa, abrange também os contadores empregados por ela. Caso o topico nao esteja no local certo, por gentileza modificar.

Everton da Rosa

Everton da Rosa

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 3 anos Segunda-Feira | 12 abril 2021 | 07:55

Olá Artin.

Essa não é minha especialidade, já que a pergunta trata fundamentalmente de questão de direito, porém creio que posso te indicar um caminho para começar: Lei
Pelo que sei, a assinatura digital somente vai ter validade caso feita com certificado digital no padrão ICP-Brasil. As assinaturas "digitalizadas", ou seja, só a imagem da assinatura não tem validade jurídica.

Everton da Rosa
Contador
CRC RS 076595/O-3
artin murakami dogan

Artin Murakami Dogan

Iniciante DIVISÃO 5, Não Informado
há 3 anos Terça-Feira | 13 abril 2021 | 00:32

Boa noite Everton, então, pelo que andei pesquisando existem diferenças entre assinaturas eletrônicas e assinatura digital, essa ultima sim, deve ter certificado digital. Minha ideia a priori, é coletar as assinaturas já de forma digital, igual é nos Detrans atualmente, em que é assinado direto no "tablet" e a assinatura já sai digitalizada. Darei uma olhada na lei que vc compartilhou e vou verificar com o jurídico da empresa, como posso fazer para automatizar essa tarefa de forma legal. Mas obrigado pela contribuição.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.