Odair Medina Garcia
Iniciante DIVISÃO 4 , Contador(a)Bom dia caros colegas, tenho dúvida como contabilizar os recebimentos de contribuições de anuidades no cartão de crédito, mais especificamente as taxas de administração, tendo em vista que reconheço a despesa no ato do pagamento pelo princípio da competência, no entanto no meu entendimento, devo lançar essa taxa no PC em "Taxas c/ cartão de crédito a pagar" e ir dando baixa conforme as parcelas vão sendo debitadas na conta banco realmente ocorre o pagamento, ex: pagamento de 1.000,00 reais em 10X à uma taxa de administração de 5%, ou seja, despesa com cobrança de 50,00 reconhecido no passivo e dar baixar mês a mês frente ao "Cartão de Crédito a receber", segue:
NO RECEBIMENTO DAS ANUIDADES PARCELADO 1.000,00 em 10X NO CARTÃO em 01/03/2021:
D - Cartão de Crédito a Receber - Cielo - AC 1.000,00
C - Anuidades - VPA
DESPESA COM COBRANÇA:
D - Despesa c/ Cobrança - VDP 50,00
C - Taxas c/ Cartão de Crédito a Pagar - PC
NO RECEBIMENTO DA 1º PARECLA EM 01/04/2021:
D - Banco - AC 95,00
C - Cartão de Crédito a Receber - Cielo - AC
D - Taxa c/ Cartão de Crédito a Pagar - PC 5,00
C - Cartão de Crédito a Receber - AC
Alguém poderia me dar um feedback, pois a minha dúvida está se eu devo lançar essa taxa no PC e ir dando baixa mês a mês ou se eu posso reconhecer essa despesa com taxa na conta "Cartão de Crédito a Receber" tudo de uma vez, no caso, os 50,00.