x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE PÚBLICA

respostas 3

acessos 213

saldo rubrica extra

Andresa D.L.

Andresa D.l.

Prata DIVISÃO 1
há 2 anos Terça-Feira | 22 junho 2021 | 16:10

Boa tarde. Observamos que o saldo de uma receita extra de benefícios está alto, isso se deve porque pagamos o credor e depois de  1 mês ou mais (depende do fechamento do RH ) é retido na fopag. Com isso o Rh vem descontando o valor diferente do que informava de extra.
Pergunta, qual melhor forma de ajuste, seria pagar com o saldo da extra? Sem a necessidade de liquidar e informar o RH, da discrepância nas informações?
Já agradeço.

Everton da Rosa

Everton da Rosa

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 2 anos Quarta-Feira | 23 junho 2021 | 08:24

Olá Andresa.

Primeiro de tudo: qual é o valor correto: o informado pelo RH ou o descontado por ele?
Sem saber qual é o valor correto, não há como indicar uma solução objetiva.
O que dá pra orientar é o seguinte:
Se o valor contabilizado é superior ao descontado (supondo que o descontado seja o correto), deves anular/estornar os valores contabilizados a maior, fazendo o lançamento inverso do que foi feito originalmente para contabilizar.
Contudo, se o valor contabilizado é menor, terás que contabilizar uma complementação (se o valor correto é o descontado).
Porém, se o valor correto é o contabilizado e o RH é que descontou errado, será necessário verificar se:
O valor contabilizado (correto) é maior que o descontado (errado), transferi-lo para um ativo a receber decorrente de dano ao patrimônio, tendo em vista que o desconto foi a menor e o responsável terá que arcar com isso.
O valor contabilizado (correto) é menor que o descontado (errado), transferi-lo para um passivo visto que o recolhimento deve ter sido feito a menor.
Todavia, eu fico pensando como é que deve estar a consistência dos registros contábeis aí?

Everton da Rosa
Contador
CRC RS 076595/O-3
Andresa D.L.

Andresa D.l.

Prata DIVISÃO 1
há 2 anos Quarta-Feira | 23 junho 2021 | 13:35

Obrigada pelo retorno Everton.
Mas onque houve é o seguinte,  o RH num pagamento de NF ele vem liquidando parte orçamentária e informando-nos  a parte extra orçamentária (cujo esse valor seria o que deveria vir descontado em folha), para elaboração de op. Extra orçamentária. 
Pois bem, o problema, que nem sempre os valores informando por eles vêm ocorrendo corretamente.  Ao levantar o balancete da receita extra orçamentária, verificou q existe um saldo bastante elevado nas rubricas, de extra orçamentária de benefícios (esclarecendo q implantamos o sistema público ano passado e logo veio a pandemia, nos impedindo de um acompanhamento acirrado, já que tivemos afastamento de pessoas e um sistema novo, próprio e testando, então já se imagina como foi, e no momento só estamos acertando as "arestas" rs). Portanto a minha dúvida,  não sei se consegui ser clara, é qual o procedimento para acertar esse saldo na rubrica de receitas extras orcamentaria(benefícios), seria os próximos pagamentos da NF ao invés de liquidar, pagar com op. Extra orçamentária? RH foi informado das inconsistências e o mesmo estão se atentando para os próximos.


Everton da Rosa

Everton da Rosa

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 2 anos Quarta-Feira | 23 junho 2021 | 13:44

Reforço que antes de qualquer coisa, é preciso identificar o que é saldo correto e o que é incorreto. A partir daí é que se decide como ajustar.
Como eu disse: se o saldo contábil estiver a maior, estorna-se a diferença. Se estiver a menor, complementa-se.
O que não dá pra fazer é "sumir" com um valor sem saber se ele está efetivamente errado. Ter saldo "sobrando" não quer dizer que esteja errado.

Everton da Rosa
Contador
CRC RS 076595/O-3

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.