x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE PÚBLICA

respostas 2

acessos 171

Instruções para o registro de um lançamento de restituição

LORENA VIVIANA GUTIERREZ ESPINOZA

Lorena Viviana Gutierrez Espinoza

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 2 anos Sexta-Feira | 2 julho 2021 | 13:02

Boa tarde a todos!
Estou com uma dúvida nos lançamentos de uma restituição que na época que foi feito o perdcomp e não ficou nada registrado. É contabilidade de uma Fundação.
Em 2016 foi feito um recolhimento de IRRf dos Diretores da Fundação pró esporte, no valor de R$ 11.141,47,  atraves de Darf, porém os recolhimentos deveriam ter  sido  feitos através de DAM,  junto a tesouraria da Prefeitura.Apurado o erro, foi efetuado o pagamento da guia correta e solicitado o pedido de restituição do valor recolhido erroneamente.Hoje consta em extrato bancário um depósito no valor de R$ 14.305,64, já confirmado pelo e-cac a restituição do mesmo.
Gostaria de instruções para a realização do registro dessa importância, por favor!
Seria:
Na parte patrimonial seria isso que você tinha colocado? Debitar a conta de disponibilidades e creditar variação patrimonial aumentativa?
Na parte orçamentária ficariam os lançamentos assim: D- receita a realizar e C- outras receitas correntes ?
na parte de controle os lançamentos ficariam assim: D- 7.2.1 Controle da disponibilidade de recursos e a C- Disponibilidade por destinação de recursos?
Podem confirmar, ou corrigir se seria isso, por favor!

Grata pela ajuda

Everton da Rosa

Everton da Rosa

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 2 anos Segunda-Feira | 5 julho 2021 | 09:00

Olá Lorena.

Neste caso, que não houver registro anterior do valor a compensar, os lançamentos são de uma arrecadação de receita orçamentária "normal", sendo uma receita de restituição.

Everton da Rosa
Contador
CRC RS 076595/O-3

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.