Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE PÚBLICA

respostas 6

acessos 533

Dicas para um contador novato

CARINA APARECIDA SANTOS

Carina Aparecida Santos

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 2 anos Quinta-Feira | 16 setembro 2021 | 21:14

Olá Rafael, boa noite!
Realmente é um grande desafio, você aprenderá muito. Eu tambem sou iniciante e te entendo. Recomendo uma leitura minuciosa da lei 4320, LC 101, Mcasp (Manual de contabilidade aplicado ao setor público) e materiais disponibilizados pelo Tribunal de Contas do seu Estado. Converse com a equipe de contadores da sua prefeitura e de outros municípios, uma rede de contatos sempre é útil. Outra dica é seguir perfis de contabilidade publica e professores nas redes sociais e youtube, tem muito material bom e sempre tem palestras on line.
Quanto ao empenho, há variáveis a se considerar: Se a ficha de despesa já tinha saldo suficiente para o empenho emitido, mesmo sem a suplementação, não vejo problemas. Caso não tivesse saldo de dotação suficiente para a emissão do empenho, e a ficha foi suplementada sem autorização legal (decreto), considero que houve irregularidade.  Sucesso na sua carreira!

Rodrigo Favaro

Rodrigo Favaro

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 2 anos Sexta-Feira | 24 setembro 2021 | 13:35

Boa tarde,,

se tiver grupo aceito que me colocam meu whats esta na assinatura do meu post

Rodrigo Fávaro

Contador 

Whats - +55 (13)  997559284

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.