x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE PÚBLICA

respostas 4

acessos 365

Tranaferecias/baixa de bens

Andresa D.L.

Andresa D.l.

Prata DIVISÃO 1
há 2 anos Sexta-Feira | 19 novembro 2021 | 06:04

Bom dia!!
Estou com duas situações:
A Fundação Municipal onde trabalho, foi extinta e quanto aos bens patrimoniais temos 2 situações:

1- O controle Patrimonial baixou os bens que estavam sucateados.
2 - O controle Patrimonial baixou os patrimônios móveis e imóveis para transferir ao Município.

Gostaria que me ajudasse a realizar a classificação contábil para essas duas situações. 
Sendo que no registro contábil, existe um saldo de reavaliação de bens,  que foi feito há muito tempo atrás,  no caso das transferências dos imóveis, preciso também baixar essa reavaliação ?

Marcílio Nogueira Lemos

Marcílio Nogueira Lemos

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 2 anos Domingo | 21 novembro 2021 | 22:21

Boa noite Andressa!
Pelo que entendi, se os bens sucateados foram baixados, o sistema automaticamente irá fazer fazer essas movimentações, e se puxar na data da baixa ira aparecer na coluna de demonstrativos patrimoniais "baixados" valor e o item.
No quesito dois, creio que não precisaria fazer a baixa, era somente fazer a movimentação para o executivo ou para outro fundo.
Essas reavaliações anteriores não reflete no que esta fazendo recentemente, ou seja você deverá conduzir com o principio da tempestividade.

Marcílio Nogueira Lemos
Contador
Andresa D.L.

Andresa D.l.

Prata DIVISÃO 1
há 2 anos Terça-Feira | 23 novembro 2021 | 15:00

Boa tarde Marcilio, obrigada pela resposta!
Mas ainda assim, no item 1, vamos ter que realizar manualmente a baixa, devido o sistema não ser integrado. Dessa forma, para a contabilidade publica, estou buscando as contas de classificações. Entendo que teremos que baixar do patrimônio o valor dos itens, estornar a depreciação. e a diferença do estorno e do valor do mobiliário, deverá constar em DVP. Será isso?

Everton da Rosa

Everton da Rosa

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 2 anos Quarta-Feira | 24 novembro 2021 | 08:02

Olá Andressa.

Você não estorna a depreciação. O que se faz é lançar a débito a depreciação , a crédito da conta do imobilizado do bem, chegando, portanto, ao valor líquido contábil.

Everton da Rosa
Contador
CRC RS 076595/O-3
Andresa D.L.

Andresa D.l.

Prata DIVISÃO 1
há 2 anos Domingo | 28 novembro 2021 | 23:07

Boa noite!Obrigada pelas respostas. E se puderem me orientar nessas 4 abaixo:
Então como já temos a Lei que autorizar a extinção,  e pede para que seja realizado a transferência dos bens da entidades, terei esse Lançamento:
1) Imobilizado 59.000.000,00 Depreciacao acumulada 3.197.000
 D- Depreciação acumulada (ativo redutivel) 3.197.000 
   C - Imobilizado 59.000.000 = Patrimonio Líquido 55.803.000
Irá ficar esse valor no meu balancete, certo Lançamento?

2) Agora para realizar essa transferência ao Município (ele irá incorporar lá) o Lançamento seria...
D - 3.6.5.1.2.00.00 Desincorporacao de ativos
C - Imobilizado Liquido

A conta no PL de reavaliação posso baixa-la?
D- Reavaliação (Patrimonial)
C - ???





O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.