x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE PÚBLICA

respostas 3

acessos 462

Dúvida Nota Fiscal - Prestação de Serviços Mecânica

Pedro

Pedro

Iniciante DIVISÃO 2, Coordenador(a) Financeiro
há 1 ano Quinta-Feira | 26 maio 2022 | 10:59

Bom dia,

Trabalho numa Prefeitura e tem uma situação estranha. Aonde o prestador de serviços de mecânica emite duas notas, uma de peças e outra de serviço. Aonde existe um diferença muito grande no valor da NF de peças com a NF de serviço. Exemplo: R$ 3.000 de peças e R$ 10,00 de serviços. Existe alguma regra quando existe a emissão de duas notas separadas ? Existe um mínimo a ser considerado  ? Desde já agradeço

Everton da Rosa

Everton da Rosa

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 1 ano Sexta-Feira | 27 maio 2022 | 08:48

Não há limites para emissão de NF ou de separação entre peças e serviços.
Pode ser que o mecânico esteja "sobrecarregando" as peças porque a alíquota de ICMS seria menor que a alíquota do ISSQN (embora eu desconfie que seja o contrário).
Entretanto, recomendo averiguar se os preços da NF são os que constam no contrato ou, se não houver contrato, na documentação que originou a contratação.

Everton da Rosa
Contador
CRC RS 076595/O-3
ALEX LUCAS VIEIRA

Alex Lucas Vieira

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 1 ano Terça-Feira | 31 maio 2022 | 15:49

Muito bem esclarecido pelo colega Everton, e pode também completar a questão. O auditor fiscal (fiscal de tributos municipal) pode exigir e verificar as notas e relacionar com o valor da prestação do serviço executada no mercado, e ate os contratos de prestação de serviço ; caso houver, e também movimentação financeira da empresa, para poder auditar a empresa e se julgar necessário, multar e tributar a diferença de recolhimento do tributo(issqn) devida.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.