Vinicius Faria
Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)Pessoal, boa tarde!
Gostaria de saber dos demais colegas de profissão como anda a implantação e operacionalização do SIAFIC, estabelecido pelo Decreto 10.540/2020, que está causando muitas dúvidas em todos.
Se puderem compartilhar como está sendo no seu município, seja Poder Executivo, Legislativo, RPPS, Autarquia.
Vou compartilhar com vocês a situação no meu município:
-Aqui o Poder Executivo possui contrato vigente com determinada empresa de softwares de Contabilidade Pública e decidiu que iria aditar o contrato (até a margem de 25%) e fornecer APENAS a solução de gestão orçamentária, financeira e patrimonial para o Poder Legislativo e Autarquia (não temos RPPS).
Acontece que, como na imensa maioria dos municípios, cada ente possui o seu software... como o §3º, do art.1º do Decreto 10.540/2020, versa que cabe ao Executivo a contratação do SIAFIC, a nós não cabe contestarmos... o PROBLEMA são os sistemas estruturantes que cada ente alega que seu software é melhor, que existe contrato vigente e surge aquela resistência a mudança... a nós foi repassado uma ideia do Poder Executivo em contratar através de inexigibilidade e "trazer" os outros softwares do pacote desse fornecedor para que fiquemos com a solução tecnológica completa, porém alguns por aqui já alegam não ser possível dispensar por inexigibilidade e levantam a ideia de realizar integração entre sistemas estruturantes e o software SIAFIC.
Deixo aqui a minha situação em relação ao SIAFIC e pergunto aos demais desse grupo, como vocês estão operacionalizando o SIAFIC?