x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE PÚBLICA

respostas 3

acessos 197

Despesas Urgentes

Vitor Nunes de Souza

Vitor Nunes de Souza

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 1 ano Quinta-Feira | 30 junho 2022 | 16:54

Boa tarde, tenho a seguinte situação,

dias atrás estourou um registro de um imóvel alugado pela administração (que serve para atendimento e acolhimento de pacientes dependentes químicos), não temos servidor de manutenção no quadro, um outro servidor foi até o local afim de tentar resolver o problema, e verificou que era necessário a presença de um encanador.
Já passavam das 17h00min. Então a fim de parar o vazamento e não prejudicar os pacientes que lá estavam acolhidos (com banho, descarga, etc.) a gestão chamou um encanador em regime de urgência, não há contrato, e não foi realizado empenho prévio.

Em 08 anos que estou aqui, nunca ocorreu uma situação assim, diante da situação inédita, não encontrei nada que embase legalmente tal situação, alguém já passou por esta situação?

MARIA DO CARMO

Maria do Carmo

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 1 ano Quarta-Feira | 6 julho 2022 | 13:39

Boa tarde. Onde trabalho temos uma resolução criada para cobrir despesas urgentes que fogem ao fluxo normal de compras. É um valor pequeno que é empenhado e depositando no dia 01/ de cada mes no nome do servidor que está na resolução, quando aparece despesas pequenas como chaves, vazamentos, o servidor paga com esse recurso, guarda as notas e no fim de cada mes devolve o que sobrou como nota extra para devolução posterior ao executivo, no nosso caso.

Everton da Rosa

Everton da Rosa

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 1 ano Quinta-Feira | 7 julho 2022 | 07:06

Bom dia Vitor.

Documenta toda a situação (mediante documento da pessoa responsável pela "contratação") anexando no processo de pagamento.
Pega despacho do ordenador de despesa ratificando a "contratação".
Empenha, liquida (mediante emissão de NF ou RPA se for pessoa física, o encanador) e paga o cara.

Everton da Rosa
Contador
CRC RS 076595/O-3
Jônatas Gonçalves

Jônatas Gonçalves

Bronze DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 1 ano Quinta-Feira | 7 julho 2022 | 08:33

Bom dia Vitor

Aqui nos temos uma conta no DRE de "Despesas Diversas/Eventuais" no grupo de "Despesas Gerais", onde são contabilizados pequenos valores gerados em eventualidades, claro que no caso der ser um valor expressivo deve haver NF ou RPA. Depende bastante do porte da empresa.

Abraço!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.