Jeferson Ameida
Iniciante DIVISÃO 5 , Contador(a)Boa tarde pessoal. Sou um contador público inexperiente ainda, entrei recentemente em uma câmara municipal, e aqui os empenhos de contratos de serviços contínuos (aquele que ultrapassam o exercicio financeiro) são empenhamos pelo valor total do contrato e deixados como restos a pagar, é deixado disponibilidade de caixa para pagamento desses restos a pagar e o restante é devolvido ao executivo, acredito que o mais correto seria empenhar somente o saldo do serviço a ser executado no exercício e empenhar o restando no ano seguinte.
Porém, como o ano inteiro foi feito empenhando o valor total, qual seria o procedimento mais correto nesse final de ano:
Anular os empenhos para que nao fiquem em restos a pagar, e empenhar no ano seguinte ou deixar como está e inscrever em restos a pagar?
se eu anular os empenhos teria alguma ilegalidade já que o saldo que teria que ser cancelado seria de quase 400 mil.