x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE PÚBLICA

respostas 2

acessos 155

terreno no nome da empresa

JOSÉ PALHANO

José Palhano

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 22 semanas Quarta-Feira | 27 setembro 2023 | 16:27

Comprei terreno e estou prestes a fazer a venda, esse terreno na teoria tem que estar no nome da empresa.. para fazer a saída desse terreno ele precisa estar no nome da empresa, precisa estar imobilizado na empresa. Alguém poderia me ajudar a como fazer essa ligação do terreno ao nome da empresa? Se é uma declaração ou o que seja que tem que ser feito.


Desde ja grato!

Vanderlei Montrezol

Vanderlei Montrezol

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 21 semanas Quinta-Feira | 28 setembro 2023 | 09:38

Bom dia José.

O contrato de compra e venda da aquisição do terreno em nome da empresa deve ser registrado no cartório de registro de imóveis da cidade/região, esse é o procedimento legal que tem que ser feito.

abs,

Vanderlei Montrezol

Graduado em Ciências Contábeis e Pós-Graduado em Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS-BRGAAP) pela FECAP, empresário Contábil atuante desde 2010.

https://www.invictusbps.com.br
Andres Lustosa Oliveira

Andres Lustosa Oliveira

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 21 semanas Sexta-Feira | 29 setembro 2023 | 15:24

Não ficou clara sua dúvida. Mas, se você comprou um terreno e deseja que ele esteja no nome da sua empresa, é necessário seguir alguns passos legais e contábeis para garantir que tudo seja feito corretamente. 

O primeiro passo é fazer a transferência do terreno para o nome da empresa. Isso é feito por meio de uma escritura de transferência, que deve ser elaborada por um tabelião e registrada no Cartório de Registro de Imóveis competente.

Ao transferir o terreno para o nome da empresa, podem haver impostos e taxas a serem pagos, como o ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis). Consulte a legislação local e um contador para saber mais sobre possíveis encargos.

Uma vez que o terreno esteja no nome da empresa, ele deve ser contabilizado como um ativo imobilizado. Isso significa que ele será registrado no balanço patrimonial da empresa e sofrerá depreciação ao longo do tempo (embora terrenos, em si, não se depreciam, as benfeitorias sobre ele sim). Consulte um contador para garantir que a contabilização seja feita corretamente.

Mantenha toda a documentação relacionada à compra e transferência do terreno em um local seguro. Isso inclui a escritura, comprovantes de pagamento de impostos e taxas, e qualquer outro documento relevante.

É altamente recomendável que você consulte um advogado especializado em direito imobiliário e um contador durante todo o processo. Eles podem fornecer orientações específicas e garantir que tudo seja feito de acordo com a legislação vigente. 

Se, você decidir vender o terreno, a venda será realizada em nome da empresa. Novamente, haverá impostos e taxas a serem considerados, bem como possíveis implicações fiscais para a empresa.

Sempre é uma boa ideia consultar profissionais locais para obter orientação específica.

Espero que isso ajude! Boa sorte com a transferência e venda do seu terreno.

Blog Contabilidade Cidadã

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.