x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE PÚBLICA

respostas 3

acessos 281

Qual função é melhor: ser técnico de contabilidade ou controlador interno de prefeitura?

Matheus Garcia

Matheus Garcia

Iniciante DIVISÃO 3, Supervisor(a) Adm. Financeiro
há 17 semanas Sábado | 17 fevereiro 2024 | 17:50

Pessoal, 

Tenho uma dúvida, se vocês atuam na área, me ajude por favor

Estou na seguinte situação: passei em dois concursos de duas prefeituras distintas.

Um para técnico em contabilidade e outro de controlador interno, ambos de prefeitura e com salários parecidos.

Qual vocês acham, baseado nas experiências de vocês ser a melhor opção?

Como sou da área privada, estou na dúvida se assumo para técnico ou controlador interno.

Kaik Rodrigues Vieira
Articulista

Kaik Rodrigues Vieira

Articulista , Contador(a)
há 17 semanas Segunda-Feira | 19 fevereiro 2024 | 09:35

Bom dia Matheus,

Vou falar por experiência, na sua situação como são questões parecidas eu assumiria o cargo de controle.
Porque? Cara, eu amo contabilidade e trabalho com isso desde meus 13 anos de idade(menor aprendiz) área privada, porém, a nossa profissão tem sido muito sobrecarregada e pouca valorização (atualmente sou contador estadual). Com isso, se for olhar o tempo de adaptação acaba sendo curto para muita demanda e prazo, por isso de início é complexo.

Não que a área de controle não seja, porém, em regra os prazos são mais flexíveis porque você vai avaliar todo o trâmite das operações, sendo normativo, operacional, contábil. Por isso, acaba sendo melhor para adaptação por conta do tipo de demanda.

Enfim, Controle você não vai exercer seu papel de contador diretamente, mas irá atuar na prevenção de riscos e irá avaliar as peças contábeis da administração pública.

Creio que é isso.

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador e ex-Perito Judicial
CRC: 0021187/O - ES
Matheus Garcia

Matheus Garcia

Iniciante DIVISÃO 3, Supervisor(a) Adm. Financeiro
há 16 semanas Domingo | 25 fevereiro 2024 | 23:22

Kaik, obrigado pelas informações !

O município do cargo de controlador tem um pouco mais de 6 mil habiltantes, ou seja, prefeitura pequena e tranquila..
Já o de técnico em contabilidade tem um pouco mais de 80 mil habitantes.

Estou pensando por essa ótica também, pois o cargo de controle interno me preparará para Tribunais e demais dessa área.

Mas fico com receio como qualquer área.. pois vejo falarem que essa área é complicada no sentido de fiscalização.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.