Cavalcante
Bronze DIVISÃO 3 , Contador(a)Em uma sociedade anônima de economia mista temos que atender a contabilidade comercial e contabilidade pública.
A economia mista “Companhia” que estou querendo estudar o caso, tem capital social 99% do estado e o restante é privado, e dentre outras atividades compreende a seguinte:
-Adquirir, alienar ou arrendar bens móveis ou imóveis destinados a implantação de indústrias.
Mas em resumo descrevendo a atividade basicamente é a seguinte: A Companhia recebe terrenos (doação) do governo do Estado, e vende esses terrenos para empresas privadas, sendo que a venda é contabilizada como receita. Além disse, quando uma empresa vende este terreno para outra empresa, a companhia recebe um percentual no qual chamamos de taxa de anuência.
Diante disto tenho os seguintes questionamentos:
1-Até o momento nunca emitimos NF, somente recibo, porém a Prefeitura está cobrando a emissão. Está correta a emissão de NF-e de serviço? Seria de comércio por se tratar de venda? Ou os dois?
2-Se nunca emiti NF não consigo imaginar como posso fazer a EFD-PIS/COFINS.
3-Ao receber esta doação de terrenos como seria esta contabilização, receita ou integralização?
4-Essa doação de terreno é tributada?
Desde já agradeço