x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE PÚBLICA

respostas 163

acessos 62.440

Contador público novato

Renan

Renan

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Administrativo
há 3 anos Quarta-Feira | 27 maio 2020 | 18:35

Olá a todos. Eu proponho que possamos abrir um grupo de whatsapp ... que tal??
Então ... eu comentei há um tempo atrás que eu tinha ficado em 3º lugar em um concurso cadastro reserva, para a Câmara de Ferraz de Vasconcelos ... e me chamaram!
Contudo, na época, ainda não tinha terminado a graduação, então, não pude assumir.
Interessante que chamaram até o 6º lugar, acho que esse aceitou a proposta.
Ou seja, para os estudantes, é importante NÃO DESISTIR! Concurso é uma caixinha de surpresas ...

Raniery Rodrigues de Souza

Raniery Rodrigues de Souza

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 3 anos Terça-Feira | 7 julho 2020 | 14:48

Prezado,

A Contabilidade Pública é o ramo da contabilidade que estuda, interpreta, identifica, mensura, avalia, registra, controla e evidencia os fenômenos contábeis, econômicos, financeiros, físicos e orçamentários decorrentes de variações patrimoniais em: (a) entidades do setor público; e (b) ou de entidades que recebam, guardem, movimentem, gerenciem ou apliquem recursos públicos, na execução de suas atividades, no tocante aos aspectos contábeis, físicos e financeiros da prestação de contas. A contabilidade pública, também chamada de contabilidade governamental, não deve ser confundida com a contabilidade nacional, pois esta é um sistema de contabilidade focado na mensuração dos agregados econômicos, cujo objeto são as chamadas contas nacionais, como por exemplo, o produto interno bruto (PIB), cuja metodologia desenvolvida pela ONU faz uso do método das partidas dobradas.
(Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre )

Diante disto, dentro de um órgão o contador poderá desenvolver várias funções:
Coordenador de Gestão Orçamentária
Coordenador de Gestão Financeira
Execução Orçamentária e Financeira, dentre outras várias funções.

Porém para qualquer dessas funções, você deverá No Brasil,  ter em como regra que a contabilidade pública advém diretamente da legislação. O principal dispositivo legal é a Lei 4.320/64, que Estatui Normas Gerais de Direito Financeiro para elaboração e controle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal.
Conhecer o site do STN - Secretaria do Tesouro Nacional ( https://www.gov.br/tesouronacional/pt-br ).
Nesse site estudar:
PCASP - Plano de contas aplicado ao setor Público
MCASP - Manual de contabilidade aplicado ao setor Público.( todo ano tem uma nova edição, estamos na 8 edição em 2020)
Dentre outros, DCASP ( demostrações)...enfim, é uma área vasta e constantes mudanças.

Boa sorte.

Respeitosamente, 


MARINA MONTEIRO BITHENCOURT

Marina Monteiro Bithencourt

Bronze DIVISÃO 3, Agente Administrativo
há 2 anos Sexta-Feira | 16 abril 2021 | 11:04

Bom dia a todos, 

Poderiam me informar por qual site ou programa emitem a guia de previdência social para empresas que prestam serviço para a Prefeitura?

Utilizo um programa muito antigo da Receita Federal versão 2005/2006, e quando há incidência de juros e multa utilizo o SAL, ambos com código 2640, estaria correto? Lembrando que as guias emitidas pelo SAL não possuem código de barras, então dou preferência para o programa, quando o valor atinge o mínimo.

Agradeço desde já pela orientação;

Marina Bithencourt
Prefeitura do Município de Leme/SP

MARIA DO CARMO

Maria do Carmo

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 2 anos Sexta-Feira | 10 setembro 2021 | 16:52

Boa tarde. Sou contadora de Camara Municipal há 12 anos. Quando cheguei por aqui estava meio insegura mas agora tranquila. Tudo passa e quando você vê já é rotina. Felicidades , vai dar certo.

JULIANA HONÓRIO

Juliana Honório

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 2 anos Quinta-Feira | 16 setembro 2021 | 15:44

Oi Boa tarde
Alguém grupo de Whatsapp contadores municipais ?
Gostaria de fazer parte.
Se tiver....deixem o link para que eu e novos colegas possam entrar.
Desde já agradeço.
Fikem com Deus

Marcelo

Marcelo

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 2 anos Quinta-Feira | 4 novembro 2021 | 16:06

Boa tarde, eu participo de um grupo no Telegram, abaixo o link para quem quiser entrar

Contabilidade Pública
Grupo de Contabilidade Aplicada ao Setor Público
Discussão sobre o tema e compartilhar conhecimentos, notícias, materiais etc.
https://t.me/gcasp

A vida é uma só, faça o melhor sempre!
Rafael Rodrigues

Rafael Rodrigues

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 2 anos Terça-Feira | 11 janeiro 2022 | 11:01

Pessoal, se alguém tiver um grupo no watss, quero participar também. Assumi um concurso público em uma prefeitura este mês, preciso de orientação.
Obrigado!

ANDERSON RICARDO MARQUES

Anderson Ricardo Marques

Iniciante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 1 ano Sexta-Feira | 13 janeiro 2023 | 16:33

Pessoal, por gentileza, o link para o grupo de discussão no whatsapp continua o mesmo? Eu tentei acessar, porém deu uma mensagem que o link de convite foi redefinido. Por favor, se tiver um novo link, alguém pode repassar novamente?

Muito obrigado pela atenção e colaboração

Página 6 de 6

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.