x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE PÚBLICA

respostas 4

acessos 12.707

Retenção de INSS de órgãos públicos para p fisica

zenaide de cássia fonseca

Zenaide de Cássia Fonseca

Prata DIVISÃO 2 , Coordenador(a) Adm. Financeiro
há 12 anos Quinta-Feira | 21 junho 2012 | 15:32

Boa tarde,

Preciso urgente de uma orientação a respeito de Reteñção de INSS ,de órgão publico (Escola estadual) para pessoa fisica.
O contratado pessoa fisica realizou serviço no valor de 2.400,00 de acordo com a instrução desse valor deve ser retido 11% inss pessoa fisica e 20% patronal totalizando 31%. Minha duvida é como recolher esse valor, o código da gps é 2402 e devo usar o cnpj da escola na GPS? isso esta correto? somente os 11% é descontado na nota? esse valor 11% não deveria ser recolhido pelo NIT do prestador como contribuinte individual? por favor me ajudem......

Alexandre Américo da Silva

Alexandre Américo da Silva

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 21 junho 2012 | 17:23

Zenaide, vc deve descontar os 11% do recibo/nota da pessoa física prestadora do serviço. Nesse recibo/nota deve constar o número do PIS/NIT do contratado e com esse número vc deve incluir em sua GFIP que é enviado ao INSS. Feito isso, será emitido uma GPS em nome do órgão que contratou a pessoa física (CNPJ da escola) e efetuará o pagamento do INSS retido (11%) mais o valor dos 20% patronal.

José Marcos de Almeida Pereira

José Marcos de Almeida Pereira

Bronze DIVISÃO 5 , Analista Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 27 junho 2012 | 22:53

Zenaide, boa noite.
Você deve realmente utilizar o código 2402, conforme relação da receita federal. (https://www.receita.fazenda.gov.br/previdencia/gps/relcodigos.htm) e na guia tem que constar o CNPJ da escola. Quando você encaminhar a GFIP deverá relacionar esse prestador mencionando os seus dados e também o número do NIT/PIS, dessa forma ocorrerá o cruzamento dos fatos ocorridos - GFIP x Recolhimento.

Espero ter ajudado.

Att

José Marcos

Patricia  Rocha

Patricia Rocha

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 31 janeiro 2013 | 11:03

bom dia,
estou com uma duvida, vou gerar uma gps de uma pessoa fisica que prestou serviço a prefeitura mas não sei qual o caminho pra preencher a guia, alguem poderia me dar um link ou um passo-a-passo para geração desta guia por favor?

Obrigada

Patricia Rocha

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade