x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE PÚBLICA

respostas 1

acessos 1.249

Estorno de despesa extra orçamentaria

Ana C. M. C. Leandro

Ana C. M. C. Leandro

Bronze DIVISÃO 4, Gerente Administrativo Financeiro
há 11 anos Terça-Feira | 17 julho 2012 | 11:12

Imagine a seguinte situação. Um órgão público consignou em folha em abril um empréstimo de seu servidor e em seguida repassou este valor ao credor devido. devido a motivos importantes o credor devolve este dinheiro ao órgão e este deve devolver o valor ao servidor pois ele saiu de sua remuneração. No início houve uma despesa extra orçamentária. Como o órgão vai registrar este retorno do dinheiro aos seus cofres, para que depois o devolva ao funcionário?
Desde ja agradeço.

Sérgio Dias

Sérgio Dias

Bronze DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 17 julho 2012 | 16:07

Ana C. M. C. Leandro é um ótimo questionamento esse que você fez. imagino que muitos contadores ou quem trabalha na área publica já deve ter se deparado com situação semelhante e teve a mesma dúvida. Vamos ao caso.

1º Desconto na folha pro servidor (Despesa Extra Orçamentária)

2º Repasse do valor do servidor pro Banco (Despesa Extra Orçamentária)

3º Devolução do valor do Bando para Prefeitura (Receita Orçamentária.)

4º Repasse do dinheiro ao servidor "legitimo dono"(Despesa Orçamentária)

Ao meu ver esse é o modo correto de procedimento quando acontece um caso como esse ou parecido, analisando o fluxo vai ver que quando sai do empregado pro banco sai como extra orçamentário, e quando volta do banco pro empregado vem como orçamentário.

Espero ter ajudado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.