x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE PÚBLICA

respostas 8

acessos 13.019

Comparativo Publica x Privada

Bruno dos Santos

Bruno dos Santos

Prata DIVISÃO 2 , Técnico Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 28 agosto 2012 | 12:36

Estou com muitas duvidas nesse ramo, que é muito diferente da privada. Para isso eu gostaria de saber se é possivel ter um comparativo entre A contabilidade Publica e Privada principalmente na questão de Orçamento Publico.

Por Exemplo a Contabilidade Publica tem as receitas previstas e arrecadas, se fosse montar um BP qual seria a relação das contas de um para com o outro?

Digamos no lançamento:

D- Receita arrecada
C- Receita Tributária

em comparação seria isso?

D- Caixa
C- Receita de Serviços

obsSei que um não tem absolutamente nada a ver uma com a outra, mas acho que seria mais facil de eu aprender fazendo essa comparação.

Bruno dos Santos
Contabilista
Alexandre Américo da Silva

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 28 setembro 2012 | 14:07

Bruno, dentro do plano de contas da contabilidade pública, possuímos quatro(4) subsistema - Patrimonial(ativo, passivo, variações patrimoniais diminutivas-VPD(despesas)e variações patrimoniais aumentativas-VPA(receitas), Orçamentário, Controle e Custos.
Todos os atos e fatos contábeis deverão ser debitados e creditados dentro de seu respectivo sistema, dessa forma, um determinato fato contábil pode possuir 4 lançamentos para escriturar esse fato. Por exemplo, uma arrecadação de imposto gerará os seguintes lançamentos:

Subsistema Patrimonial
D-Banco conta movimento
C-VPA - Tributos

Subsistema Orçamentário
D-Receita Orçamentária a Realizar
C-Receita Orçamentária Realizada

Subsistema Controle
D-Disponibilidade de Recursos
C-Disponibilidade por Destinação de Recursos

Bom é isso......

Bruno dos Santos

Bruno dos Santos

há 12 anos Sexta-Feira | 28 setembro 2012 | 14:14

Sim eu sei isso, mas está um pouco confuso pra mim o sistema orçamentário.

Não consigo identificar muito bem a natureza (debito ou crédito) das contas:

Receita Prevista é uma
receita a realizar é outra
receita realizada é outra

Tem alguma dica pra ficar mais facil a compreensão?
Outra coisa tem lugar que diz que os estagios da receita são 3 outras fontes diz 4
Que o Regime é Misto outro fala que é Competência.

Ta muito confuso

Bruno dos Santos
Contabilista

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 28 setembro 2012 | 14:32

Bruno é o seguinte: A contabilidade pública está passando por uma reformulação para se adequar com os padrões contábeis internacionais. Dessa forma, existe muitas divergências para os critérios de contabilização. O STN(Secretária do Tesouro Nacional) publicou o Manual de Contabilidade Aplicado ao Setor Público(http://www.tesouro.fazenda.gov.br/contabilidade_governamental/manuais.asp) onde o regime contábil é o seguinte: Regime Mixto para o subsistema Orçamentário(Receitas arrecadas - Caixa e Despesas Empenhadas - Competência) e Regime Competência no subsistema Patrimonial (Receitas auferidas - Competência e Despesas incorridas - Competência).
Dentro do subsistema Orçamentários possuímos contas devedoras e contas credoras. Contas Devedoras: Previsão de Receitas, Fixação da Despesas, Inscrição de Restos a pagar, etc....Contas Credoras: Execução da Receita, Execução da Despesa, Execução de Restos a Pagar, etc.....
Ou seja, as contas devedoras são contas de Controle da Aprovação do Planejamento e Orçamento. Jás as contas credoras são contas de Controle de Execução do Planejamento e Orçamento.

Valew....

Bruno dos Santos

Bruno dos Santos

há 12 anos Sexta-Feira | 28 setembro 2012 | 14:41

Então dentro do Sistema Orçamentario:

Previsão de Receita e Despesa será conta DEVEDORAe Execução será Credora, independente se for Receita ou Despesa?

e as a Realizar serão credoras tbm?

Bruno dos Santos
Contabilista
jose de almeida sa filho

Jose de Almeida Sa Filho

Iniciante DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 2 outubro 2012 | 00:05

Bruno,

algumas literaturas relatam que os estagios da despesa pública são 4. porém, a maioria das literaturas (e eu concordo)afirmam que os estagios da despesa são 3 a saber: Empenho, Liquidação e Pagamento.

Eduardo S Lima

Eduardo s Lima

Iniciante DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 16 outubro 2012 | 21:30

Se preocupe com D ou C, hoje vc tem que somente entender da Lei 4.320/64, da Lei 101/2000, do Quadro de Receitas e Despesas Aplicadas ao Setor Público e saber trabalhar em sistemas operacionais de lançamentos contábeis, que o resto o sistema emite relatórios e facilita nos demais empenhos que o Setor Público necessita. Agora se prepare para trabalhar incansavelmente, pq é um setor que o faturamento é alto, mais necessita mta experiência e saber lhe dar com os TCEs e auditores exisgentes.

osvaldo valentim de souza

Osvaldo Valentim de Souza

Bronze DIVISÃO 3 , Professor(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 27 maio 2013 | 15:41

Bruno, baseie seus conhecimentos na LF nº 4320/64. O que ocorre é que a STN está a introduzir um modelo esdrúxulo de contabilidade pública, com o frágil argumento de atender à demandas INTERNACIONAIS. Isso é conversa fiada, longe de ser afiada. A contabildiade societária foi adequadamente alterada por leis (10638 e 11941), enquanto que no âmbito da contabilidade pública as coisas estão sendo produzidas a partir de portarias, resoluções etc., ou seja, tudo o que NÃO PODE ALTERAR A LEI. Os proprios autores de livros de contabilidade publica estão sendo conservadores em relação a esse movimento aí. Cuidado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade