x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 15

acessos 10.715

Contabilização de Cartão Pre Pago

Carlos Robson Belizario

Carlos Robson Belizario

Bronze DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 25 abril 2013 | 16:41

Venda de Cartão – Pré-pago

Trabalho com administração de Cartão Pré-pago, o qual será colocado a venda em estabelecimentos comerciais.
Tendo em vista que sou uma prestadora de Serviços Isento de I.E. , os estabelecimentos deverão emitir uma nota de consignação?
Como será o CFOP na venda de tal cartão supondo o fato abaixo:
Cartão 50,00 (Venda ao Consumidor Final) sendo,
Cliente Final Recebe um Credito Bônus de 20,00
TARIFA de cartão 30,00 , sendo
20,00 Para o estabelecimento.
E minha Comissão 10,00.
Grato.

Alguém pode me ajudar ?

Carlos Belizario
Contador
11 98521-1328
[email protected]
GILBERTO OLGADO
Moderador

Gilberto Olgado

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 26 abril 2013 | 08:28

Olá bom dia Carlos Belizário!

Como sua empresa não tem I.E. não haverá notas fiscais de circulação de mercadoria e com isso também a de consignação.

Apesar de esta venda ser representada pelo "Cartão" é uma venda de Prestação de Serviços, ou seja o "Cartão" é apenas um instrumento para utilização dos serviços prestados.

Sendo em consignação, creio que o repasse para a Operadora deve ser após às vendas, correto?

Mesmo o Cartão possuindo 50 créditos, seu valor é de R$ 20 reais, portanto é este o valor que deve ser contabilizado.

Como eu disse antes, por ser somente prestadora de serviços creio que poderá ser lançado à partir das vendas, creditando uma conta de recebimento no Ativo Circulante e depois repassando o valor da Operadora e lançando a comissão das vendas na conta de Receitas de Prestação de Serviços, podendo ser Comissão sobre Vendas de Serviços.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Carlos Robson Belizario

Carlos Robson Belizario

há 12 anos Sexta-Feira | 26 abril 2013 | 08:52

Obrigado porém quero ressaltar que os cartões serão vendidos em estabelecimentos comerciais , onde eles darão entrada como mercadoria consignada.
Entretanto o valor de face do Cartão é de 50,00 isso vai entrar no caixa de tais estabelecimentos , sendo que 30,00 serão revertidos como carga para o adquirente.
10,00 será a receita do estabelecimento comercial que efetuar a venda e 10,00 será minha receita onde efetuarei a emissão de NF-e de Serviços , porém quais devem ser os CFOP´s em tal operação.

Grato

Carlos Belizario
Contador
11 98521-1328
[email protected]
GILBERTO OLGADO
Moderador

Gilberto Olgado

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 26 abril 2013 | 09:51

Carlos Belizário, verifique se existe uma Nota Fiscal de Venda de Mercadorias destes cartões, se houver aí foi considerado mercadoria.

Mas caso contrário, é venda de Serviços, agora, o valor do cartão é o da venda, mesmo dando direito à 50 créditos.

Você disse que será vendido por R$ 20,00 certo? Este é o valor do dos serviços cobrados por 50 créditos.

Os CFOPs são utilizados para emissão de Notas Fiscais autorizadas pela Secretaria da Fazenda do Estado, se você disse que não tem Inscrição Estadual, não haverá necessidade de lançar em Livros de Registro de Entradas.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
Carlos Robson Belizario

Carlos Robson Belizario

há 12 anos Sexta-Feira | 26 abril 2013 | 10:05

Gilberto primeiramente obrigado pela atenção, vou tentar ser mais claro.

1º - Compro os cartões já impressos e personalizados.

2º Vou colocar tais cartões em Gondolas em Estabelecimentos Comerciais

Então como não emito NF de venda Tais estabelecimentos deverão emitir uma nota de entrada como consignação.
Qual CFOP mais aquedado ?

O valor de venda será de 50, ao consumidor final.
Sendo assim começa o ciclo abaixo:

O Estabelecimento recebe em seu caixa 50,00.

Sendo que apenas reterá como sua receita de venda 10,00, pois o restante me será repassado para que minha empresa efetue a uma carga de 30,00 no cartão do cliente que efetuou a compra.

10,00 é minha receita de serviços onde emitirei uma nota fiscal de Serviços ....

Minha duvida é como o estabelecimento que irá efetuar a venda desses cartões contabilizará e como serão os CFOP`s de tais operações .

Venda de 50,00 (Total)
Repasse de 40,00 (Credito ao Cliente + Minha Comissão de 10,00)
Receita de Venda do Estabelecimento 10,00.

Carlos Belizario
Contador
11 98521-1328
[email protected]
GILBERTO OLGADO
Moderador

Gilberto Olgado

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 26 abril 2013 | 10:54

Olá Carlos Belizário, é ótimo aparecer estas questões referentes operações diferenciadas para que possamos todos aprender, pois quando há uma "mistura" de vendas de mercadorias e serviços, as operações ficam complicadas de interpretar.

Estou dando um parecer aqui e espero estar contribuindo, pelo que eu entendi, a origem dos cartões é de uma empresa de prestação de serviços e ela não tem Inscrição Estadual e não emitiu nota fiscal de vendas de mercadorias, correto?

Estes cartões não são mercadorias, são instrumentos para registrar uma prestação de serviços.

Por isso não vejo a necessidade da empresa comercial emitir nota fiscal de entrada de mercadorias, pois este estabelecimento irá revender serviços em consignação.

Estes estabelecimentos irão fazer venda consignada de Serviços, receberão somente comissão sobre as vendas.

Temos que analisar as operações pelos documentos emitidos e a origem dos mesmos.

Vamos lá, na compra dos Serviços através dos cartões personalizados, o item 1, como é o documento emitido pela Operadora? Sua empresa paga o total dos serviços na compra ou somente após a venda é feito o repasse?

Carlos Robson Belizario

Carlos Robson Belizario

há 12 anos Sexta-Feira | 26 abril 2013 | 11:10

Ok vamos lá

Uma Gráfica personaliza o cartão e entrega no local de venda.

Fatura contra a minha empresa como venda e prestação de serviços.

Sendo que a entrega será no parceiro (Estabelecimento Comercial)

O Plastico (Cartão) tem sua Venda Efetiva por 50,00

Sendo necessário ao Estabelecimento Comercial (Mercados/Drogarias), emitam um cupom de Venda para Consumidor Final.

Agora vamos analisar os fatos contábeis e fiscais.

Estabelecimento
D: Caixa 50,00
C: Repasse Comissão (40,00)
C: Receita de Venda
Para os dois eventos de Credito como será o CFOP dessa Venda.

Contabilização na minha Empresa.

D: Caixa/Banco - 40,00
C: Clientes (30,00) - Crédito do Valor Promocional do Cartão
C: Receitas de Serviços (10,00) Tributada pelo ISS

Então esse processo necessita de Emissão de Cupom de Venda por parte dos Estabelecimentos.

Carlos Belizario
Contador
11 98521-1328
[email protected]
GILBERTO OLGADO
Moderador

Gilberto Olgado

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 26 abril 2013 | 11:33

Vamos lá!

Uma Gráfica personaliza o cartão e entrega no local de venda.

Fatura contra a minha empresa como venda e prestação de serviços.

Sendo que a entrega será no parceiro (Estabelecimento Comercial)

O Plastico (Cartão) tem sua Venda Efetiva por 50,00

Esta compra, exemplo:

20 cartões de R$ 50,00 = R$ 1.000,00

Fatura contra a sua empresa mil reais e você paga este total?

Carlos Robson Belizario

Carlos Robson Belizario

há 12 anos Sexta-Feira | 26 abril 2013 | 11:49

sim ....

mas isso é só a confecção do produto que será vendido ....

não tem a ver com o valor de venda no estabelecimento , só citei o fato para comprovar que existe a venda física de um produto em estabelecimentos.
ex: chip de celular , quando você compra o chip é emitido um cupom fiscal e parte do valor é revertido em carga pre-paga.

Carlos Belizario
Contador
11 98521-1328
[email protected]
Nilton Dias Lima

Nilton Dias Lima

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 26 abril 2013 | 11:57

Carlos,

Pelo o que estou entendendo a dificuldade esta em entender o que realmente é este "cartão", pelo o meu entendimento o cartão não é uma mercadoria (mesmo existindo fisicamente) não havendo necessidade de NF de venda. Se por um momento deixamos de ver ele como Pré Pago e visualizar como cartão normal não se ver a necessidade de NF de venda.

Outra ótica é ver a questão como o exemplo dos antigos cartões de recarga de celular, aonde em momento nenhum era emitido NF de venda por parte do estabelecimento que fornecia o cartão (os quase não conheço a metodologia de contabilização da operação).

Nilton Dias Lima

Nilton Dias Lima

há 12 anos Sexta-Feira | 26 abril 2013 | 12:10

Outra coisa que não considerei no comentário anterior é como este cartão é tratado pela empresa que realmente vai administrar o cartão, quando o mesmo encaminha o cartão é utilizado Nota Fiscal de Venda ou de consignação ou de simples remessa, se sim realmente o cartão deve ser tratado como mercadoria, se não realmente não se trata de venda e sim de prestação de serviços, tanto da tua parte como por parte do estabelecimento que vai por na Gondolas.
Não consigo visualizar que a empresa que administra o cartão trate ela como mercadoria.

Carlos Robson Belizario

Carlos Robson Belizario

há 12 anos Sexta-Feira | 26 abril 2013 | 12:12

nilton

essa operação envolve um cartão pré pago , que você vai movimentar sua conta virtual após a ativação do mesmo.

quando for adquirido em um estabelecimento você terá que comprar o cartão físico e isso será feito atrás de cupom fiscal ou nota fiscalb].

Carlos Belizario
Contador
11 98521-1328
[email protected]
GILBERTO OLGADO
Moderador

Gilberto Olgado

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 26 abril 2013 | 14:23

Qualquer situação tem que ser analisada em todos os aspectos, sem esta informação que solicitei, não tenho mais como contribuir.

Boa sorte nas pesquisas.

GILBERTO OLGADO
Moderador

Gilberto Olgado

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 26 abril 2013 | 14:57

Carlos Belizário, para tentar ajuda-lo eu teria que fazer mais algumas pesquisas, se houver novidades volto a postar, ficam os colegas do Fórum que puderem postar à disposição para suas opiniões.

Abraços

Nilton Dias Lima

Nilton Dias Lima

há 12 anos Sexta-Feira | 26 abril 2013 | 15:40

Carlos para melhoramos o entendimento sobre o assunto e o Colega Gilberto possa nos ajudar melhor, teria como informar como estes cartões são enviados para você, tipo:

É emitido uma NF de Venda?
Essa NF vem no valor de face do cartão?
Ou no valor do credito de R$ 30,00?
Se não, como os cartões são enviados a você?
Vem através de Nota Prestação de Serviço de Confecção de Cartão?

No meu ponto de vista, nós não conseguimos convencer o outro se é uma prestação de serviço ou uma mercadoria, mesmo apos ler os teu argumentos eu ainda acredito que o cartão não é o objeto da negociação e sim a credito na conta virtual ao qual o mesmo vai dar acesso.

No meu ponto de vista o a administração do credito é objeto de "prestação de serviço".

Seria interessante você verificar junto com a empresa que te forneceu o cartão como o mesmo é tratado fiscalmente, se como mercadoria ou como ferramento de acesso a conta virtual ao qual a empresa administrara.

O que estou conseguindo visualizar é que a empresa que administrara o cartão funcionaria conforme a Cielo que administra as Bandeira Visa e Mastercard, com a diferença que o mesmo vem com a figura do Pré Pago e da conta virtual.

Como no inicio do seu questionamento você informa que trabalha com administração de cartão, mantenho o meu ponto de vista de que seja uma prestação de serviço.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade