x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 791

Contabilidade de Construtoras

George Pereira de Oliveira

George Pereira de Oliveira

Bronze DIVISÃO 4 , Analista Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 26 abril 2013 | 12:33

Senhoras e Senhores,

Alguém poderia me esclarecer a seguinte duvida?

1 - Uma Construtora recebeu um terreno para serem construidas algumas casas para venda, e como forma de pagamento do terreno a Construtora dá duas casas para o proprietario do terreno.
Como devo contabilizar essa operação?
Resumindo: Eu recebo um terreno e como forma de pagamento eu dou duas casas que serão construidas nesse terreno.

Grato,

George

George de Oliveira
JOSE CARLOS NAIS

Jose Carlos Nais

Prata DIVISÃO 4 , Técnico Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 29 abril 2013 | 11:46

George, qual documento tem em mãos?

Precisa saber se o documento fiscal emitido (escritura ou contrato) neste caso fecha com a operação, neste caso me parece uma permuta, para contabilizar e simples, vai dar baixa no terreno pelo valor que consta em sua contabilidade e dividir o valor pelas 2 casas e registrar elas, ou seja, o valor do patrimônio continuara o mesmo, não tendo assim ganhos de capital, apenas houve uma troca de bens, mas verifique e realmente as escrituras serão de permuta, caso seja de compra e venda terá que seguir este documento.

Espero ter ajudado

J C nais

Atenciosamente:

JC

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade