x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 1.156

Responsabilidade do contador

Vinicius Mendonça de Almeida

Vinicius Mendonça de Almeida

Iniciante DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 1 maio 2013 | 01:11

Qual a responsabilidade do contador quando o empresário não paga imposto por opção exclusivamente dele, ou seja, ele não quer pagar imposto? trata-se de um pequeno posto de combustível. O Proprietário diz que não vai pagar impostos "nem tão cedo" e já se passaram alguns anos desde o começo das atividades de revenda de combustível. Obs: Os impostos federais são apurados e emitido as guias para os pagamentos e ele simplesmente não paga.

Estou voltando a atuar na contabilidade após alguns anos fora do mercado e como sempre estamos em aprendizado gostaria de saber sobre este caso. Posso ter alguma penalidade por ser o contador deste empresário?

"parabenizo a todos os colaboradores por este fórum, onde sempre estou visitando e tirando minhas dúvidas com nossos nobres colegas"

Visitante não registrado

há 12 anos Quarta-Feira | 1 maio 2013 | 22:08

Pelo artigo1.177 parágrafo unico do Código Civil, o contabilista responde SOLIDARIAMENTE perante terceiros pelos atos DOLOSOS.

Ou seja, escrituração feita pelo contabilista com informações falsas que diminuem ou zeram os impostos é que são penalizadas.

Assim faça a escrituração com os documentos apresentados, documentos idôneos e faça a apresentação tempestiva das declarações ao fisco.

Agindo assim o único responsável é o cliente.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade