x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 7

acessos 11.255

corretora de seguros comissões

Liliane Batista de Souza

Liliane Batista de Souza

Iniciante DIVISÃO 3 , Estagiário(a)
há 11 anos Terça-Feira | 7 maio 2013 | 14:53

Olá Pessoal estou com duvidas sobre alguns laçamentos de uma corretora de seguros (lucro presumido),essa empresa emite notas de serviços com retenções de IR e ISS gostaria de saber se meu lançamento está correto?

Venda de Serviço - 41.968,51

D - Cliente 40.079,92
D - ISS a recuperar 1.259,06
D - IR a recuperar 629,53
C - Venda de Serviço 41.968,51

Tenho que fazer também a apuração do ISS do mês ?

D- (-)ISS
C - ISS a recolher

E a compensação do ISS e IR também ?

D - ISS a recolher
C - ISS a recuperar

D - IR a recolher
C - IR a recuperar

A conta cliente está correta ou devo usara conta de comissões ,sendo esta a receita da corretora de seguros ?

GILBERTO OLGADO
Moderador

Gilberto Olgado

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 8 maio 2013 | 15:26

Boa tarde Liliane Batista!

Olha, pelo que você postou, os lançamentos estão corretos, o que você poderia alterar seria a nomenclatura da conta 'Venda de Serviço" para "Comissões sobre Vendas", mas está correto assim mesmo.

A conta cliente está correta, pois é o seu cliente que estará pagando as comissões certo?

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Liliane Batista de Souza

Liliane Batista de Souza

há 11 anos Quarta-Feira | 8 maio 2013 | 15:52

Gilberto,

Me ajuda a entender como funciona uma corretora de seguros pois nunca fiz uma empresa assim antes.

Quando uma corretora de seguros emite notas de prestação de serviços em nome das seguradoras (porto seguro. bradesco seguros etc...)quem pagará essa nota ? O cliente que contratou o seguro ou a seguradora ?

GILBERTO OLGADO
Moderador

Gilberto Olgado

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 8 maio 2013 | 16:57

Liliane,

Se a Corretora emitiu a nota fiscal de Serviços para a seguradora é porque ela quer receber as comissões dos seguros vendidos.

Quando o cliente paga o seguro, ele na verdade está pagando para a Seguradora, a Corretora vai receber somente a comissão das vendas de seguros.

Portanto, a Corretora irá repassar o valor pago para a Seguradora, emitir a nota fiscal das comissões e receber este valor da Corretora.

Para contabilizar uma empresa, é necessário conhecer todas as operações financeiras que a empresa realiza, no início o melhor à fazer é conversar com as pessoas envolvidas e solicitar uma explicação de como funciona esta operação.

Isso se faz para qualquer empresa que se está iniciando para se ter o conhecimento detalhado das operações e definir os lançamentos contábeis.

Abraços

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
Liliane Batista de Souza

Liliane Batista de Souza

há 11 anos Segunda-Feira | 27 maio 2013 | 10:39

olá pessoal estou aqui novamente com uma duvida a respeito de comissões de combustível esse valor está sendo debitado do extrato bancário e também tem o adiantamento de frete de um posto de gasolina (lucro real) ele recebe esses valores do adiantamento de frete através do banco sendo assim uma receita estou correta ? li vários artigos no fórum a respeito do assunto não tenho o documento em mãos apenas estou conciliando a extrato bancário (esse eu tenho) onde apare essa nomenclatura adiantamento de frete alguém saberia como seria o lançamento ? Agradeço desde já pela ajuda.

GILBERTO OLGADO
Moderador

Gilberto Olgado

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 28 maio 2013 | 11:05

Bom dia Liliane Batista!

Procure não misturar os assuntos dentro de um tópico, temos que manter o assunto que trata o título do tópico.

Se você leu vários tópicos sobre este outro assunto, lançamento de extrato bancário, deve ter visto que "extrato bancário é um documento auxiliar para a contabilidade, para fazer os lançamentos, além de serem identificados, tem que ter um documento que comprove a operação".

Onde você diz:

não tenho o documento em mãos apenas estou conciliando a extrato bancário (esse eu tenho) onde apare essa nomenclatura adiantamento de frete alguém saberia como seria o lançamento ?

O extrato serve para conciliação, mas para fazer os lançamentos é necessário o documento que comprova a operação. Neste caso você precisa localizar o Conhecimento de Transporte de Rodoviário de Cargas e o recibo deste adiantamento que deve ser um comprovante bancário.

Para fechar a conta, você vai lançar o adiantamento em conta do ativo e depois quando ocorrer o frete, lançar o conhecimento e baixar o adiantamento na conta fornecedores.

Att

GILBERTO OLGADO
Moderador

Gilberto Olgado

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 28 maio 2013 | 16:16

Boa tarde Liliane Batista!

Que tipo de comissões? São sobre vendas?
Se foi pago comissão ao vendedor é uma despesa para a empresa, no caso pode ser vendedor autônomo ou pessoa jurídica que deverá emitir nota fiscal e a conta pode ter a nomenclatura que melhor se adaptar a empresa, sugestão:

D - Comissões s/Vendas (CR)
D - Bco C/Movimento (AC)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade