x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 745

Empresas com Receita de Alugueis

Deonice Francisca da Silva

Prata DIVISÃO 2, Assistente Depto. Pessoal
há 11 anos Quarta-Feira | 15 maio 2013 | 17:43

Ola, Boa Tarde colegas!

preciso de uma ajuda

"EMPRESAS COM RECEITA DE ALUGUEIS"
A empresa paga o condominio e o iptu dos imoveis e depois no mês seguinte é reembolsada. A minha duvida é se esses valores reembolsados são considerados como receita?

OBS: Esses pagamentos não são levados para a conta de despesas, lanço numa conta antecipação de despesas (ativo)

se alguem puder me ajudar agradeço

e me desculpa se coloquei na sala errada.

Deonice Silva (Nice)
Nilton Dias Lima

Nilton Dias Lima

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 15 maio 2013 | 18:05

Em primeiro lugar é bom informa o ramo de atividade da empresa e o motivo que ela faz estes pagamentos para ser reembolsado depois., pois dependendo o tipo da empresa a forma de contabilização é diferente.
Como o valor é reembolsados estaria mais para "Adiantamentos" do que "Antecipação de Despesas"

Prata DIVISÃO 2, Assistente Depto. Pessoal
há 11 anos Quinta-Feira | 16 maio 2013 | 12:14

ola Nilton Dias.....

o CNAE é 68.10.2-02 aluguel de imoveis proprios.
o motivo que a empresa faz isso é para garantir que não atrase os pagamentos dos mesmos!

como ja tinha citado anteriormente
Esses pagamentos não são levados para a conta de despesas, lanço numa conta antecipação de despesas (ativo)

e minha duvida é se esses valores reembolsados são considerados como receita.?

atenciosamente,
Deonice (nice)

Deonice Silva (Nice)
Nilton Dias Lima

Nilton Dias Lima

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 16 maio 2013 | 14:43

Deonice, pelo exposto temos a seguinte situação:

Os valores pagos a títulos de Condomínio e IPTU, não devem ser considerados como despesas, conforme você já vem fazendo os registros, porém no meu entendimento a conta "Antecipação de Despesas" não é a conta mais apropriada para se fazer este lançamentos, pois ela geralmente é usada para quando se faz um adiantamento a um fornecedor que irá fornecer um produto ou serviço que será considerado como uma despesa da empresa. Acredito que a melhor conta seria abrir uma conta mais especifica para o caso, podendo ser "Adiantamento para Despesa de Cliente" (AC).

Com relação ao Reembolso o mesmo não deve ser considerado como receita, sendo neste caso lançado como baixa da conta "Adiantamento para Despesa de Cliente".

Porém é necessário confirmar como consta estes pagamentos no contrato de aluguel. Dependendo de como estiver pactuado no contrato a contabilização pode ser diferente. Tipo, se consta que a despesa é de responsabilidade da empresa sendo que a mesma pode ser ressarcida pelo cliente, deve considerar o pagamento como despesa e o recebimento como Recuperação de Despesa.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.