x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 858

Provisão do IRPJ e CSLL

Eduardo Affonso Rodri

Eduardo Affonso Rodri

Prata DIVISÃO 4 , Técnico Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 21 maio 2013 | 08:44

Bom dia, amigos !

Tenho um cliente que é lucro presumido, como ele paga o IRPJ e o CSLL trimestral, faço a provisão mensalmente da seguinte forma:

D - provisão do IRPJ ou CSLL (resultado)

C - IRPJ ou CSLL a pagar (passivo)

No caso do IRPJ e CSLL a pagar eu Débito a conta IRPJ ou CSLL a pagar e Crédito Banco

Minha pergunta: Eu tenho que contabilizar a conta provisão (Crédito)em qual conta?

Eduardo

Quem tem fé, tem tudo. E quem não tem fé, não tem nada !
ROGER ZACARIN CALDERARO

Roger Zacarin Calderaro

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 21 maio 2013 | 12:21

Caro Eduardo,

Seu raciocínio está correto, a forma de contabilização que você demonstrou acima está correta, após o fechamento e pagamento só dar baixa nós saldos da seguinte forma:

D – IRPJ ou CSLL a Pagar (Passivo Circulante)
C - Banco ou Caixa (Ativo Circulante)

Acredito que essa seria sua dúvida, caso não seja por favor fundamentar melhor.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender e ninguém é tão pequeno que não possa ensinar" (Esopo) https://www.zccontabil.com.br

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade