x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 0

acessos 1.072

ICMS e IPI a Recuperar - Mudança de regime

Diego Utzig

Diego Utzig

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 21 maio 2013 | 11:13

Olá pessoal, sou novo aqui no Fórum, e depois de muito procurar o assunto não encontrei nada relacionado.

Estou efetuando os lançamentos contábeis de encerramento do exercício de uma empresa que mudou seu regime de Lucro Presumido para Simples Nacional a partir de 01/01/2013. Ocorre que esta empresa possuía em 31/12/2012 um Saldo de ICMS e IPI a recuperar no final do período em que foi optante pelo Lucro Presumido.
Em 31/12/2012 Foi feita uma nota para estonar estes impostos a recuperar conforme a legislação do RS determina.

Minha dúvida é seguinte: Quais são os procedimentos de lançamento contábil para baixa destes impostos a recuperar, tendo em vista que as empresas do Simples Nacional não podem se aproveitar destes créditos.

Um colega me comentou que estes impostos teriam que voltar para as mercadorias para revenda, pois se tratam de crédito pelas entradas de Matéria Prima e Mercadorias para Revenda.

Obrigado!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade