Inscreva-se CONBCON 2025
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 4.253

Anderson Borges Figueiredo

Anderson Borges Figueiredo

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 24 maio 2013 | 10:29

Angelo,

Em terreno não há depreciação, porém se houver algum tipo de exploração do solo (mineração, extração, etc), ele pode sofrer exaustão no percentual do bem "extraído".
Exemplo:
Há uma mina de carvão de 100 toneladas (o valor virá de um perito), cada ano a empresa proprietária retira 10 toneladas, há a exaustão de 10% a.a., calculada sobre o valor de compra.
Se a propriedade rural em questão é para plantio ou criação de gado não há qualquer depreciação ou exaustão do mesmo.

Att

e pluribus unum ad Infinitum!
twitter:@Andersonborfig
Nilton Dias Lima

Nilton Dias Lima

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 24 maio 2013 | 11:13

Ângelo, será interessante se atualizar em relação a Contabilidade Rural, principalmente se este empresa for gerenciar as atividades desenvolvidas nesta propriedade rural.

Como você não citou as atividades da empresa e nem a atividade da propriedade Rural, fica difícil de falar sobre depreciação, pois como já foi dito anteriormente a terra não sofre depreciação porem todos os outros imobilizados sofrem depreciação.

Dependendo do interesse talvez fosse interessante abrir uma empresa para administrar a propriedade rural.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade