Inscreva-se CONBCON 2025
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 8.929

Recuperar ISS pago indevidamente.

Gustavo Lander

Gustavo Lander

Iniciante DIVISÃO 2 , Assistente Administrativo
há 12 anos Sexta-Feira | 24 maio 2013 | 14:46

Bom dia.

Tenho uma dúvida, e não entendo nada sobre o tema, portanto gostaria de algumas explicações.

Mês passado (abril), uma empresa emitiu uma nota fiscal no valor de R$ 7.000,00 referente a um serviço prestado à prefeitura.

Ocorre que por um engano, o serviço foi feito e a nota fiscal foi expedida antes de ser feito o empenho, que autorizaria o serviço e o pagamento.

Agora, a solução oferecida pela prefeitura é que seja cancelada a nota fiscal com data anterior ao empenho e seja feita uma nova, com data posterior.

O problema é que a empresa está receosa de ter que pagar o ISS duas vezes, pois é um valor alto.

Há como a nota antiga ser cancelada e o valor do ISS recolhido servir para quitação do imposto da nova nota que será emitida? É um processo demorado?

Grato.

Gustavo Lander

Gustavo Lander

Iniciante DIVISÃO 2 , Assistente Administrativo
há 12 anos Sexta-Feira | 24 maio 2013 | 15:50

Oi Amigo, obrigado pela ajuda.

Sim, o ISS já foi pago referente a nota de R$ 7.000,00

O município é o de Santos, a nota é eletrônica e o empenho só não foi feito ainda pois a empresa não quer cancelar a nota antiga, com medo de pagar duas vezes. Porém, como já é final do mês, o empenho sairia no começo de junho.

Anderson Souza dos Santos

Anderson Souza dos Santos

Ouro DIVISÃO 1 , Analista Fiscal
há 12 anos Sexta-Feira | 24 maio 2013 | 15:57

Bem, pelos dados informados segue orientação.

Ele cancelando a NF de abril, ele a principio teria como compensar o ISS de forma direta em até 180 dias, porém, é bom e prudente, ler o código tributário do seu municipio para confirmar esse prazo e caso não possa é pedindo restituição do ISS à prefeitura e tendo que realmente pagar o ISS da NF seguinte de junho.


Espero ter ajudado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade