x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 7.198

Adição ao Imobilizado

Isabela Guimarães

Isabela Guimarães

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 24 maio 2013 | 15:50

Olá estou com dúvida com relação a compra de uma capota para substituição de peça de um Veículo do ativo Imobilizado, fiz uma pesquisa a respeito e me informaram que eu devo inclui-lo na conta de
" Veículo" pois caso futuramente ocorra a venda desse bem esse peça estará agregada.
Minha dúvida é o seguinte, como considera-lo na depreciação? Eu somo o valor dessa peça ao valor do bem ou deprecio separadamente?

Se alguem puder me ajuda, desde já agradeço.



Almir Adelino Zierhut

Almir Adelino Zierhut

Prata DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 24 maio 2013 | 17:48

Boa Tarde Isabela!

Vc deverá deprecia-la separadamente, lembrando que no lançamento da capota é bom colocar um lembrete ao qual veículo está agregado, para uma futura venda lebrar da venda da capota tbem.

Almir Adelino Zierhut
Analista Contábil
Isabela Guimarães

Isabela Guimarães

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 27 maio 2013 | 11:00

Obrigada pela ajuda, Almir!

Mas é correto eu lançar na conta do Imobilizado "Véiculo" essa capota e depreciá-la a 20%?

A compra do Veículo Montana ocorreu em março/2013 e a compra da capota em abril, como é um veículo novo, a capota não é de reposição, ela soma a preço do bem, certo?
No meu entendimento, a depreciação do Véiculo acabará um mês antes, ao da depreciação do bem agregado a "capota".
Não devo ajusta-lo então para que ambos termine no mesmo período, devo respeitar o período de aquisição de cada uma, isso?

Desde de já agradeço.

Almir Adelino Zierhut

Almir Adelino Zierhut

Prata DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 27 maio 2013 | 15:24

Ola Isabel!!

Qdo vc compra um veículo que já vem de fábrica com vários acessórios, eles fazem parte do veículo, então depreciarão juntamente com ele na mesma taxa, é um conjunto. No caso da capota a única diferença é que ñ veio lançado na NF de compra juntamente com o veículo e a capota foi comprada um pouco depois, mas para a depreciação vc começa a depreciar a montana em março, e a capota cfme a sua data de aquisição, mas lembrando sempre que no lançamento da capota colocar que ela foi instalada na montana para que um dia na venda da montana, saiba que tem q baixar a capota tbem.

Almir Adelino Zierhut
Analista Contábil

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: